UNESP oferece curso inédito no país para treinamento de computação em grid

Inscrições são aceitas até 3 de dezembro ou até o preenchimento das vagas

sex, 03/12/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Um ano após o lançamento do GridUnesp, a maior rede brasileira de supercomputadores, a Universade Estadual Paulista (UNESP) promoverá, de 6 a 10 de dezembro, um curso inédito no país sobre fundamentos básicos e treinamento de computação em grid.

A computação em grid (grade, em português) é um conceito relativamente novo, no qual o poder de processamento de muitos clusters (aglomerados de computadores interconectados) se une para obter um desempenho muito superior ao que se conseguiria caso os clusters fossem mantidos isolados.

Resultado de uma parceria com o Open Science Grid (OSG), consórcio norte-americano formado por cerca de oitenta instituições de pesquisa, o workshop será realizado no campus da Barra Funda, com inscrições até 3 de dezembro ou até o preenchimento das vagas.

A ação é organizada pelo Núcleo de Computação Científica da UNESP, vinculado ao GridUnesp, com apoio da fabricante de computadores Dell Brasil. Os cursos terão palestras e exercícios e serão baseados na tecnologia desenvolvida pelo Open Science Grid Consortium. O método é o mesmo empregado em treinamentos realizados nos EUA, Argentina, Chile e Colômbia.

O público-alvo é formado por líderes de grupos de pesquisa, alunos de pós-graduação e estudiosos das mais variadas áreas. Um dos objetivos do workshop é oferecer aos participantes a possibilidade de melhorar o desempenho de suas investigações científicas, por meio do uso de uma infraestrutura com grande poder de processamento, de armazenamento e de transferência de dados.

Parte das palestras será ministrada por videoconferência. As apresentações presenciais serão feitas pelos seguintes membros do Open Science Grid: Jose Caballero (coordenador do OSG Latin America e engenheiro do Brookhaven National Laboratory, dos EUA); Zachary Miller (da desenvolvedora americana de softwares Condor Project); Robert Quick (coordenador do centro de operação OSG;da Universidade de Indiana, nos EUA); Mats Rynge (Membro da equipe de marketing do OSG); Horst Severini (professor da Universidade de Oklahoma, membro do OSG e do GridUnesp).

O workshop será realizado no auditório do Núcleo de Computação Científica, no Campus da UNESP de São Paulo, que fica na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco II, Térreo (em frente à estação de metrô Barra Funda). Para fazer inscrição e obter mais informações sobre o workshop clique aqui

GridUnesp
O GridUnesp foi inaugurado em setembro de 2009. Sua estrutura integra 2.944 unidades de processamento, sendo 2.048 no núcleo principal, instalado no Campus da UNESP de São Paulo. A rede já conta hoje com quase 30 grupos de pesquisa cadastrados e oferece acesso a aproximadamente 180 usuários.

Equipes de diferentes áreas utilizam o GridUNESP, como ciência de materiais, genômica, química quântica, biofísica, geociências e meteorologia. Além de prover poder de processamento de dados para toda a Universidade, o projeto investiu no aumento da capacidade de transmissão de dados entre os clusters, como são chamados os aglomerados de computadores que trabalham em conjunto. Isso foi possível por meio da ampliação da rede de fibras ópticas Kyatera. A ação foi realizada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e permitiu a interligação de vários centros de pesquisa do Estado de São Paulo.

Da UNESP