Unesp oferece assistência odontológica gratuita a pessoas com deficiência

Centro contabiliza mais de nove mil pacientes matriculados

ter, 11/10/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Unidade Auxiliar da Faculdade de Odontologia, Câmpus de Araçatuba, o Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência foi fundado em 1984 para dar assistência médica-odontológica a pessoas com deficiência mental que tivessem problemas bucais associados ou não a outras enfermidades. O Centro contabiliza mais de nove mil pacientes matriculados, provenientes de 480 municípios de nove estados brasileiros.

Coordenado pelo professor da FO João Eduardo Gomes Filho, supervisor do Centro, o encontro visa divulgar as atividades científicas, de ensino e de serviços à comunidade geradas pelo CAOE. Por outro lado, também busca reciclar os conhecimentos dos profissionais que atuam na Unidade, com palestras proferidas por especialistas de outras instituições.

As atividades desenvolvidas no CAOE são mantidas com recursos financeiros provenientes da Unesp; do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do Ministério da Saúde; e da Associação Pró Estudo, Pesquisa e Assistência a Pacientes Especiais (Assepae).

Encontro

O 3º Encontro do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE), conhecido como Centrinho da Unesp, será realizado em 27 de outubro, na Faculdade de Odontologia (FO), Câmpus de Araçatuba. Interessados em apresentar trabalhos devem enviar um resumo até o dia 15 de outubro, por meio do endereço eletrônico cintiamb@foa.unesp.br .

São temas das palestras: “Manejo odontológico de pacientes submetidos à terapia oncológica”; “Reabilitação odontológica em pacientes oncológicos de cabeça e pescoço; “Especialidades médicas no CAOE”; “A dinâmica de recepção à pessoa com deficiência no CAOE”. Haverá espaço para apresentação de painéis.

Informações sobre o evento no site.

Da Unesp