Unesp: Livro discute estudo e prática da ciência

Lançamento será em fevereiro, em Botucatu

seg, 29/01/2007 - 15h24 | Do Portal do Governo

A discussão de novos modelos transdisciplinares de estudo e prática da ciência, aplicados em saúde e educação, é o principal tema do livro “Nas asas do efeito borboleta: o despertar do novo espírito científico”.

Organizada pelo físico Ivan Guerrini do Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, a obra terá um pré-lançamento, em 01/02, na Livraria Nobel de Botucatu (SP), às 19 horas, e lançamento oficial, em 02/02, às 18h, no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), na mesma cidade.

Guerrini, também um dos autores, ao lado de oito educadores, conta que a publicação discute os referenciais educacionais que vêm sendo utilizados atualmente pelas universidades. Questiona, ainda, se eles foram escolhidos para formar cidadãos pensantes ou meros técnicos reprodutores de conduta, seguidores de receitas e protocolos.

Outros tópicos debatidos dizem respeito a temas que são ou não científicos, ou que podem sê-lo; a definição de ciência; a conduta de cada professor e pesquisador baseado nos avanços filosóficos e epistemológicos do século XX; e a ética usada na divulgação da ciência à sociedade.

O livro, editado pela FEPAF (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais), vinculada à FCA da UNESP, é resultado de um evento realizado no IB, em dezembro de 2005. “Acreditamos que o quântico, o complexo e o transdisciplinar devolvem o encantamento à atividade científica”, afirma Guerrini.

Serviço

Faculdade de Ciências Agronômicas

Fazenda Experimental Lageado

R. José Barbosa de Barros, 1780

www.fca.unesp.br

Tel.: 14 – 3882-6300 / 14 – 3882-7373

Entrada gratuita 

Oscar D’Ambrosio

Da Unesp