Unesp leva observatório móvel para escolas da região de Bauru

Estrutura itinerante permite palestras didáticas com observação dos astros e o uso de telescópios

ter, 27/07/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Observatório Didático Astronômico, da Faculdade de Ciências (FC), câmpus de Bauru, criou uma estrutura móvel que está percorrendo escolas do município e de outras cidades do noroeste paulista. No espaço são realizadas palestras sobre reconhecimento do céu, fases da lua, sistema solar, distâncias no universo, ciências atmosféricas e funcionamento de radares meteorológicos. Do lado externo, há pôsteres e uma tenda para apresentações com materiais didáticos e equipamentos.

“Nossas metas são aproximar a astronomia da vida cotidiana e dar aos profissionais que atuam na educação básica uma chance de aprimorar seus conhecimentos”, afirma a física Rosa Maria Fernandes Scalvi, coordenadora do observatório e professora da FC. Ela relata que em muitas cidades do interior há escassez de locais para a educação não formal, como museus e parques, por exemplo. Segunda a pesquisadora, a estrutura itinerante poderia sensibilizar administradores locais a desenvolverem ações parecidas, além de criar uma cultura científica e despertar o interesse dos jovens.

O Observatório Móvel de Astronomia consiste em um semi-reboque (carreta) que mede 2,5 m de altura e 8 m de largura. No interior da estrutura, foram instalados 25 assentos, um projetor multimídia, um computador e equipamentos de som. As adaptações foram realizadas com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As apresentações teóricas realizadas na parte interna são ministradas durante o dia, reservando o período noturno para a contemplação do céu. Os pesquisadores contam com telescópios, lunetas e binóculos.

As atividades são promovidas por monitores sob a coordenação de Rosa. A equipe é formada pelos graduandos em física Danilo Pecaro Monteiro, do 4º ano, Anderson Alexandre Andriatto, do 3º, Vitor Gomes, do 2º e Stefany Paula Ribeiro e Thaís Machado, ambas do 1º ano. Também contribuem para o projeto o mestrando Marcelo Gomes Bacha, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da FC, e o professor Rodolfo Langhi, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), além de servidores técnico-administrativos da FC.

O deslocamento do observatório fica a cargo das prefeituras, que providenciam um caminhão que acopla a carreta e a leva aos locais de apresentação. Os municípios também se comprometem a dar segurança aos equipamentos e energia elétrica para funcionamento da estrutura. As secretarias de educação que querem solicitar o serviço devem enviar um e-mail para a coordenação: rosama@fc.unesp.br.

Telescópios artesanais

O Observatório Didático Astronômico “Lionel José Andriatto” nasceu de um projeto de extensão universitária realizado em 2004, em que graduandos em física passaram a construir artesanalmente telescópios refletores. A atividade foi financiada pela Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp).  O astrônomo amador Lionel José Andriatto – daí o nome do centro- ensinou os alunos a criarem esses equipamentos.

Andriatto é um dos raros construtores de telescópios do Brasil. Para Rosa, os modelos que ele ensina a fazer apresentam qualidade comparável ao de máquinas vendidas um custo bem mais elevado. Com o sucesso da iniciativa, surgiu a necessidade de criar um espaço para a utilização dos equipamentos. Em 2006, o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet) cedeu parte de um prédio no câmpus de Bauru para que os pesquisadores montassem o observatório. A instalação foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A equipe do observatório também cria lunetas, um conhecimento que será levado aos professores de física, matemática e ciências por meio de uma oficina. As aulas serão nos dias 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro, no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), em Bauru. Para obter mais informações, ligue para (14) 3103-6030, ramal 151.

Da Unesp