Unesp lança museu virtual de São Luiz do Paraitinga

Iniciativa busca preservar patrimônio cultural do município

ter, 09/08/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

O acervo digital Museu de História e Arte Regional de São Luiz do Paraitinga (MHAR) foi inaugurado pela Unesp no último dia 5. O MHAR é resultado do Programa Unesp para o Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga, município paulista que perdeu grande parte de seu patrimônio histórico ao ser devastado por uma enchente, no início de 2010.

No seu acervo, o MHAR disponibiliza trabalhos desenvolvidos pelo programa, com a finalidade de preservar e democratizar a memória local. As ações da Unesp são coordenadas pelos professores José Xaides, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), campus de Bauru, Maurício Delamaro, da Faculdade de Engenharia (FE), campus de Guaratinguetá, e pelo diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), campus de Franca, Fernando Fernandes.

Desde março do ano passado, o projeto atua na recuperação estrutural, econômica e social da cidade e alia pesquisa, ensino e extensão nas áreas de direito, engenharia, turismo, arquitetura, urbanismo, psicologia e administração pública.

Além do material produzido pelo programa (fotos, vídeos, projetos, pesquisas, artigos), o acervo do museu conta com gravações de eventos como, por exemplo, a polêmica audiência pública sobre obras no Rio Paraitinga. Nesse encontro, os diferentes atores envolvidos na reconstrução, como órgãos de preservação do patrimônio histórico, a prefeitura, Ministério Público e os moradores debateram medidas preventivas contra enchentes. “Esse é um exemplo do processo de participação construído na cidade durante o ano”, ressalta o professor da Faac.

“O museu utiliza uma tecnologia de software que uma cidade pequena, como São Luiz do Paraitinga, não teria condições de obter para a construção de um acervo digital como esse que apresentamos”, afirma Xaides. “Isso abre a possibilidade de a prefeitura guardar e divulgar seu patrimônio arquivístico e cultural, além de ser um projeto-piloto de expansão para outros municípios do Estado.”

A inauguração integra a programação da VII Semana Oswaldo Cruz e contou com a presença da prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Billard (PSDB), gestores públicos, vereadores, representantes da Unesp, coordenadores das frentes do Programa e estudantes.

O Programa

O Programa Unesp para o Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga surgiu no início de 2010, a pedido da Prefeitura, logo após a tragédia de janeiro de 2010. O objetivo foi auxiliar os gestores públicos locais na implantação do Plano Diretor Participativo, aprovado em dezembro do ano anterior e chancelado sete dias após as fortes chuvas. A construção do plano teve apoio de Xaides e do diretor da Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, José Luís Bizelli.

“A presença da Unesp na cidade começou em 2005, em um trabalho de planejamento estratégico para municípios de baixo IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do Estado. A partir de 2006, na continuidade do projeto, muitos desses municípios nos solicitaram auxílio na elaboração do Plano Diretor Participativo, e um deles foi São Luiz do Paraitinga”, explica o professor de Arquitetura de Bauru.

Foram criadas 11 frentes de trabalho coordenadas por professores de diferentes campus da Unesp. Com a participação de estudantes, as frentes atuam em diversas áreas e são fundamentais para a gestão pública no momento da crise após a enchente.

O MHAR

A ideia de preservar e democratizar a história com a tecnologia da internet surgiu durante um trabalho em cidades do interior do Estado de São Paulo, como explica Xaides. Ele notou que muitas delas tinham fortes identidades culturais, porém não havia estrutura para preservá-las, como museus ou bibliotecas. O primeiro Museu de História e Arte Regional (MHAR) foi criado em 2005 com foco na cidade de Liberdade, na região de Sertão da Mantiqueira, Minas Gerais.

Com o apoio da Reitoria, no início deste ano, criou-se o MHAR de São Luiz do Paraitinga. A construção do museu virtual contou com a experiência técnica e teórica do Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem) e do Núcleo de Ensino a Distância da Unesp (NEaD). Clique aqui para conhecer o MHAR.

Da Unesp