Unesp lança edital de fomento ao uso de tecnologias na graduação

Professores interessados devem enviar propostas até o dia 4 de julho

seg, 27/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp lançou um edital para propostas de “Projetos de uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) nos cursos de graduação”. A iniciativa busca incentivar e construir propostas de cursos na modalidade presencial que utilizem as TIC e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramentas de apoio ao ensino.
 
A finalidade do edital é favorecer a institucionalização de métodos e práticas de ensino-aprendizagem capazes de promover a convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância na Unesp. Podem participar, com envio de projetos, professores das unidades universitárias e câmpus experimentais que tenham interesse em refletir e modificar a sua prática, integrando ações presenciais e a distância para o oferecimento dos conteúdos das disciplinas.
 
A ação da Prograd tem o apoio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas (NEPP). “A Prograd tem investido fortemente na formação pedagógica dos docentes da Unesp, inclusive com o trabalho realizado pelo NEPP nas oficinas para o uso das novas tecnologias nos cursos presenciais”, relata Sheila Zambello de Pinho, pró-reitora de Graduação. “Nosso objetivo com o edital é incentivar o uso de novas propostas dentro da Universidade para atender a demanda exigida pelo novo perfil de alunos, já inseridos na era digital e que utilizam as tecnologias em diversas tarefas da sua rotina”, destaca.
 
Professores interessados podem submeter propostas até o dia 4 de julho. A divulgação dos selecionados será em 27 de julho. Os coordenadores dos projetos aprovados receberão treinamento do NEaD, relativo aos aspectos técnicos inerentes à utilização das ferramentas propostas para as atividades, além do apoio do NEPP no desenvolvimento da ação docente nos ambientes de aprendizagem.
 
As propostas devem ser apresentadas pelo docente coordenador, prevendo a participação de um aluno de pós-graduação e, no máximo, outros dois, que atuarão como tutores. A duração de cada projeto será de quatro meses, de agosto a novembro de 2011. O edital de fomento ao uso das TIC na graduação vem ao encontro do lançamento do Acervo Digital da Unesp – realizado no início de junho. O acervo também é uma iniciativa apoiada pela Prograd, que surgiu como uma ferramenta de compartilhamento on-line da produção acadêmica da Universidade e que disponibiliza os materiais de forma aberta e gratuita na internet.
 
O edital e o formulário de preenchimento obrigatório estão disponíveis no endereço www.edutec.unesp.br. Mais informações e envio das propostas, pelo e-mail editalfomentotic@nead.unesp.br.
 
Da Unesp