Unesp lança curso on-line gratuito sobre redação científica

Aulas dão ênfase a temas como a importância da base filosófica e a causa da rejeição de artigos

seg, 27/09/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp lançou o Curso de Redação Científica, coordenado pelo professor Gilson Volpato, do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Botucatu. A pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge, também participa da apresentação desses módulos. 

Com livre acesso, a iniciativa proporciona programas de pós-graduação conteúdo destinado à formação de mestres e doutores. O curso audiovisual é oferecido pela internet em quatro módulos que abordam os seguintes temas: Importância das bases filosóficas; Base empírica; Controvérsias sobre os dados; Ciência e tecnologia; Por que publicar?; O que publicar?; Idioma da publicação; Causas de negação dos artigos; O lado educacional; Como as revistas podem ajudar; Como os autores podem ajudar; Passos para a publicação; Negar hipótese- o que fazer depois?; Tipos de pesquisa; A arte da redação; Texto como argumento lógico; Por onde começar a redação; Tipos de pesquisa X redação; e autoria.

O professor Volpato é autor de vários livros e artigos sobre metodologia, redação e publicação científicas. Ele oferece cursos presenciais, dá palestras e ministra a disciplina de Metodologia Científica para alunos de graduação do IB.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 115 programas de pós-graduação. Tem 50.316 alunos (35.026 na graduação, 15.290 mil na pós – lato e sctricto sensu), 3.425 mil professores e 6.880 mil servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas.

Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Da Unesp