Unesp: Laboratório de análise de partenidade de Araraquara completa cinco anos

Laboratório realiza perícias de investigação de paternidade com tecnologia avançada na análise de DNA

qua, 10/01/2007 - 18h41 | Do Portal do Governo

Para celebrar seus cinco anos de existência, o Laboratório de Investigação de Paternidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), campus de Araraquara, promove, dia 5 de fevereiro, a palestra “Laboratório de Investigação de Paternidade: 5 anos de dedicação à extensão, agregando valor à pesquisa e ao ensino”, com a bióloga Regina Maria Cicarelli e a farmacêutica Vera Lúcia de Santi Alvarenga. O evento ocorre das 10h às 12h , na sala 306 da FCF. A confirmação de presença deve ser feita até o dia 22 de janeiro.

Na palestra serão mostradas as colaborações e as pesquisas desenvolvidas desde 2001. O Laboratório, classificado como uma atividade de extensão, realiza perícias de investigação de paternidade com tecnologia avançada na análise de DNA. “A necessidade dessa prestação de serviços surgiu da grande procura por parte do Poder Público para esclarecimento de processos jurídicos, nos quais era preciso estabelecer caracteres hereditários da espécie humana para determinação da identidade biológica do indivíduo e, posteriormente, relação de vínculo genético com os ascendentes”, explica Regina.

O laboratório realiza exames por solicitação judicial ou particular para Araraquara e região. Também tem feito trabalhos com o Departamento da Polícia Científica de Porto Velho (Rondônia) e com o Instituto de Criminalística de São Paulo. O laboratório colabora, ainda, com o IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), por intermédio da VII Direção Regional de Saúde, órgão da Secretaria de Saúde do Estado. Os indivíduos beneficiários da Assistência Judiciária Gratuita fazem a coleta de material biológico para exames de DNA no Laboratório, em Araraquara.

Neste caso, todo o material necessário para prestação do serviço é fornecido pelo IMESC e tais coletas estão sendo realizadas às segundas e terças-feiras, no período da tarde. Cerca de dez famílias são atendidas por semana, compreendendo todas as cidades pertencentes a DIR VII –Boa Esperança, Borborema, Candido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Ibitinga, Itápolis, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Ernestina, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Santa Rita do Passa Quatro, entre outras).

Para certificar a qualidade do serviço fornecido, o Laboratório é submetido, anualmente, ao Controle de Qualidade do GEP- ISFG (Grupo Espanhol e Português da International Society of Forensic Genetic) e do SLAGF ( Sociedade Latino Americana de Genética Forense).

Além de Regina e Vera, que atuam, respectivamente, como perito e orientador, o grupo que integra o laboratório inclui Gaburro Paneto (doutoranda), Joyce Aparecida Martins (mestranda), Gabriella Augusto Pereira e Adriana Freschi (alunas de Iniciação Científica) e Larissa Valle Guilhen Longo (estágio de treinamento).

Serviço:

Palestra “Laboratório de Investigação de Paternidade: 5 anos de dedicação à extensão, agregando valor à pesquisa e ao ensino”;

Data: 05/02/2007;

Das 10h às 12h, sala 306;

Confirmação de presença até 22 de janeiro;

Tel.: (16) 33016947

e-mail: joyce_apa@yahoo.com.br

Da Unesp

C.M.