Unesp investe em tecnologia para emitir diplomas mais seguros contra falsificações

Impressão 'anti-fraude' será feita em papel da Casa da Moeda

qui, 24/11/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Unesp está implantando um novo sistema de registro e emissão de diplomas. Liderado pela Secretaria Geral, o projeto foi desenvolvido pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), com assessoria do CSTI (Comitê Superior de Tecnologia da Informação da Unesp) e a Casa da Moeda do Brasil.

O atual modelo de diploma será impresso em papel da Casa da Moeda, no qual consta marca d’água com a efígie da República. Além disso, conta com itens de segurança contra falsificações, como a tinta com variação ótica para o selo da República e o “talho doce”, uma técnica de apurada acuidade gráfica amplamente utilizada na impressão de papel-moeda. Ao iluminar o diploma com luz ultravioleta também será possível ler a inscrição Unesp.

O padrão do documento será único para todos os cursos e unidades. “O diploma simboliza o passaporte da Instituição, razão pela qual necessita ser inviolável,” disse o vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cesar Durigan. “Com a medida, a Unesp também terá mais segurança administrativa,” completa a secretária-geral, Maria Dalva Pagotto.

Desde os trabalhos iniciais até a concretização deste projeto, que contou também com a colaboração intensa da equipe do Grupo de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral, passaram-se quatro anos. Segundo o órgão, somente o investimento para o desenvolvimento do sistema foi de aproximadamente R$ 500 mil. Além disso, foi necessária a compra das impressoras especiais e a adequação do ambiente para acomodar máquinas e materiais.

Segurança

Com a mudança, todos os diplomas passam a ser impressos pela Reitoria, cujo atual sistema está integrado a outros controles acadêmicos. “Vamos desencumbir as unidades dessa tarefa,” disse Maria Dalva. Atualmente, cada documento custa à Universidade cerca de R$ 20. Com a mudança, estima-se a redução em aproximadamente um quarto do valor original, de acordo com cálculos da secretaria-geral.

Os diplomas para os formandos de 2011 já serão expedidos de acordo com o novo modelo. 

Da Unesp