Unesp integra parceria na criação de parque para preservação em Botucatu

Iniciativa ambiental denominada Eco Parque das Aves está prevista para 2022 no município do interior de São Paulo

sex, 27/12/2019 - 13h13 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

O Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu sediou, em 13 de dezembro, o lançamento do projeto Eco Parque das Aves do município. Trata-se de um espaço com mais de 28 hectares, localizado às margens da rodovia João Hipólito Martins (próximo ao km 13, sentido Rodovia Castelo Branco), reservado ao bem-estar animal.

A previsão é de que o empreendimento possa estar pronto para receber visitas no ano de 2022. A estrutura incluirá anfiteatro a céu aberto (capacidade para 130 pessoas), viveiros, café lounge, jardim contemplativo, museu, trilhas ecológicas, borboletário e área para piquenique. Também é previsto um setor com centro de convenções, estacionamento, restaurante com vista panorâmica e espaços para lojas.

A ideia é que o local seja voltado para a educação ambiental, com visitas escolares e visitas guiadas. Além de contar com um espaço dedicado à soltura de aves vitimadas pelo tráfico e a trabalhos de restauração do bioma de cerrado.

O projeto é fruto de um sonho do casal Marcio Janjacomo e Andrea Janjacomo. A inspiração veio após o advogado e a administradora de empresas visitarem o Parque das Aves de Foz do Iguaçu, no Paraná. “Não somos biólogos, mas acreditamos na vida e que a energia está toda na natureza. Assim, nós também pertencemos à natureza”, salienta Marcio Janjacomo.

Conservação

O Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu (IBB) é um dos parceiros institucionais do projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Botucatu, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-Unesp), do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) e de empresas da cidade.

“O que mais chama atenção é o caráter educacional e social do projeto, pois visa ao cuidado com o meio ambiente, das espécies ameaçadas, especialmente aves, e sua reintrodução na natureza. Tudo isso sendo utilizado como atividade educacional com escolas da região. Ser parceiro representa uma grande oportunidade para a prática em ensino e atividades de pesquisa na área da biologia da conservação”, explica o diretor do IBB, professor Cesar Martins.

Além de parceiro, o Instituto de Biociências ajuda a viabilizar o projeto com recursos humanos de qualidade. Bianca Picado Gonçalves, Gustavo Toledo Bacchim e Lais Freitas Lopes são todos ex-alunos do curso de Ciências Biológicas e fazem parte da equipe técnica do parque.

“Para nós, como biólogos atuantes na área ambiental, é a realização de um sonho fazer parte deste projeto. Poder atuar em uma ação tão engajada na proteção da fauna e flora nos deixa pessoalmente e profissionalmente muito realizados”, afirma Lais Lopes.