Unesp incentiva produção de material didático

Programa prevê edições de qualidade com baixo custo

ter, 25/09/2007 - 11h24 | Do Portal do Governo

Lançado em setembro, o Programa de Apoio à Produção de Material Didático–Pedagógico de Docentes da UNESP tem como objetivo a edição do conteúdo acadêmico destinado às aulas na Universidade. De acordo com Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), autora da iniciativa, a idéia é preservar os direitos autorais, evitar a reprodução de cópias de livros e de outros produtos.

Em parceria com a Fundação Editora UNESP (FEU) e a Fundação para o Vestibular da UNESP (Vunesp), todo texto de apoio às aulas, material audiovisual, homepage, software, material artístico e demais trabalhos poderá ser reproduzido sob demanda pelo selo Cultura Acadêmica da Editora UNESP. Pelos termos da parceria, a Editora se responsabilizará pela inscrição da obra no ISBN – International Standard Book Number. “Com este registro, o material didático passa a ter valor de produção intelectual, o que não acontecia antes do Programa”, explica José Roberto Saglietti, assessor da Prograd.

O Programa é restrito a docentes e graduação e de pós-graduação. Aqueles que se inscreverem terão o trabalho avaliado por critérios estabelecidos pela Prograd. Uma vez selecionado, o material será diagramado, revisado e editorado, de acordo com as normas de publicação da Editora UNESP. Entre os requisitos, o material deve ter relação com a disciplina ministrada pelo autor e necessita ser encaminhado com, no mínimo, três meses de antecedência do início do semestre letivo em que será utilizado. De acordo com a Prograd, as publicações serão oferecidas aos alunos pelo preço de custo.

A inscrição pode ser efetivada com o preenchimento de uma ficha disponível no endereço http://www.unesp.br/prograd/prodidatico.php

Informações: prograd@reitoria.unesp.br

Da Assessoria de Imprensa da Unesp

(C.C.)