Unesp inaugura prédio da Central de Grupos de Pesquisa

Unidade de Presidente Prudente comemorou 20 anos do programa de pós em Geografia do câmpus

qua, 19/03/2008 - 13h31 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Presidente Prudente, inaugurou o prédio da Central de Grupos de Pesquisa. O evento celebrou também 20 anos do programa de pós-graduação em Geografia do câmpus. Com 560 metros quadrados, o edifício foi construído por meio de parceria entre a Unesp, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí-Peixe (CBH-AP) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP).

O prédio abrigará, além dos pesquisadores do CBH-AP e do CBH-PP, grupos de estudo no âmbito da geografia urbana, rural, da saúde, climatologia geográfica e educação ambiental, entre outras áreas. Ali serão ministradas também as disciplinas da pós-graduação em Geografia e o curso de especialização A Questão Ambiental e as Transformações no Território Brasileiro, realizado em parceria com os comitês. 

Aproximação – Em duas décadas, o programa de pós-graduação formou 254 mestres e 79 doutores, na área de produção do espaço geográfico. A Central de Grupos de Pesquisa custou R$ 450 mil, dos quais R$ 225 mil vieram da Unesp. O restante foi bancado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), por meio dos dois comitês. “Essa aproximação entre a universidade e os comitês fortalece a educação dirigida às questões ambientais, mais especificamente o tema água”, afirma o diretor da faculdade, João Fernando Custódio da Silva.

Foram lançados ainda o selo editorial Geografia em Movimento, criado pelo programa de pós-graduação em parceria com a Editora Expressão Popular, e o livro Adequação de Erosões – Causas, Conseqüências e Controle da Erosão Rural, do engenheiro agrônomo José Cezar Zoccal, publicado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). 

Da Unesp