Unesp inaugura laboratório para pesquisas em energia limpa

Local será destinado à preparação de células a combustíveis - dispositivos de conversão da energia química em elétrica

ter, 11/12/2012 - 11h47 | Do Portal do Governo

O Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurou no início do mês um laboratório para pesquisas em energia limpa no câmpus de Botucatu. Batizado com o nome do professor Ariovaldo de Oliveira Florentino, o novo espaço foi concebido para o desenvolvimento de pesquisas e análises da conversão de compostos químicos em energia.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O local integra o Departamento de Química e Bioquímica da universidade, viabilizado por meio de verbas da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da própria Unesp. No laboratório será feita a preparação de células a combustíveis – dispositivos de conversão da energia química em elétrica.

A vantagem deste processo é que não causa danos ao ambiente e se utiliza de fontes renováveis como o hidrogênio. O professor e diretor do IB, Renato Diniz, salienta que o espaço representa importante avanço para a produção de conhecimento e a formação dos alunos dos programas de Iniciação Científica e de Pós Graduação nas áreas de química e bioquímica.

Do Portal do Governo do Estado