Unesp inaugura espaço voltado à criatividade no campus em Bauru

Local integra os projetos do centro de inovação tecnológica da cidade do interior paulista e oferecerá consultorias

ter, 03/09/2019 - 10h54 | Do Portal do Governo

O campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru inaugurou, na última sexta-feira (30), o Espaço de Criatividade e Inovação. Vale destacar que o local integra os projetos do Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (CITeB) e oferecerá consultorias a empreendedores que tiverem propostas selecionadas por meio de editais lançados pela iniciativa.

O ambiente ajudará no trabalho que o CITeB pretende realizar junto aos setores produtivos da cidade para criar um ecossistema inovador no município. O plano é que projetos selecionados por meios digitais recebam mentoria de especialistas de diversas áreas no espaço construído na universidade.

Inicialmente, terão prioridade iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. “Estamos chamando o espaço de ‘pré-ideação’. Bons projetos ficarão aqui sob mentorias em diversas áreas, que possibilitarão que as propostas se fortaleçam”, ressalta à TV Unesp o diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Marcelo Carbone.

Atuação

As negociações entre a Unesp e a Prefeitura de Bauru para a criação do CITeB começaram em 2017. Desde então, a universidade se mobilizou para discutir o ambiente de inovação de Bauru e as possibilidades de atuação de professores e pesquisadores. Já o poder público elaborou a Lei Municipal de Inovação, aprovada no fim de 2018.

“Estamos passando por um momento muito importante em Bauru. Vejo com muito bons olhos e nos sentimos privilegiados de, neste momento, contar com um novo espaço que acolherá projetos e pessoas que pensam em inovação”, enfatiza a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Fogolin, à TV Unesp.

As ações para tornar uma realidade os projetos do município também vão ao encontro da Unesp de incentivar o empreendedorismo desde o início da formação dos alunos. “Temos que nos inserir nesse novo paradigma da ciência internacional, que vem sendo muito cobrado pela sociedade no sentido de gerarmos um conhecimento voltado para a solução dos problemas sociais”, disse o diretor da Agência Unesp de Inovação, Wagner Valenti, à TV Unesp.

“A ideia de inovação é algo que tem que vir de um embrião e que os alunos devem aprender a fazer inovações. Um espaço como este permitirá essa atuação dos estudantes de todos os cursos e avançar com ações fora da universidade”, afirmou à TV Unesp o assessor da reitoria Edson Capello, que participou do evento.

Os editais de seleção de projetos para mentorias no espaço devem ser lançados nesta semana, que estarão disponíveis para consulta nos sites das três faculdades do campus de Bauru.