Unesp homenageia Monteiro Lobato

O evento vai até o dia 30 na livraria da universidade, em São Paulo

ter, 22/04/2008 - 8h40 | Do Portal do Governo

Na cerimônia de abertura da Semana Monteiro Lobato, organizada pela Editora UNESP e Livraria UNESP, com apoio da Editora Globo, a neta do escritor, Joyce Campos Kornbluh, descerrou a placa e o painel fotográfico em homenagem a seu avô. O evento vai até o dia 30 na Livraria UNESP, em São Paulo(SP), com exposição de livros, painéis e vídeo que contam a sua trajetória e produção literária.

“Desde a inauguração da Livraria na Praça da Sé temos o desejo de homenagear o escritor, pois foi neste local que Lobato instalou, nos anos 1920, sua própria editora”, disse José Castilho Marques Neto, diretor-presidente da Editora UNESP. Durante o evento, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Millet visitaram o local e participaram de uma oficina de bonecos com personagens criados pelo escritor, como a Emília.

Criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Lobato nasceu em Taubaté (SP) em 18 de abril de 1882. Entre outras atividades, dedicou-se a escrever para crianças, razão pela qual em 18 de abril também se comemora o Dia da Literatura Infantil. Joyce lembra que desde o início dos anos 1950 ocorre a Semana, sobretudo na cidade de Taubaté (SP). Neste ano, contudo, o evento ganhou mais importância por ser no prédio da Editora fundada por ele. “Lembro do meu avô sempre em movimento, entre as publicações e os projetos de sua companhia pelo petróleo”, conta. “Este local representa muito para nós”, completa.

A exposição – Os visitantes da Semana Monteiro Lobato podem ver, entre outras obras, a primeira edição de Narizinho arrebitado, de 1921 e os livros editados entre 1924 e 1925, período em que a Cia. Graphico-Editora Monteiro Lobato funcionou na Praça da Sé.

A exposição apresenta obras como Minha vida, minha obra, de Henry Ford; A angústia de Don João, com poemas de Menotti Del Picchia; Padre Belchior de Pontes, de Julio Ribeiro; Paulística, de Paulo Prado e A Marqueza de Santos, de Paulo Setubal. Também integram a mostra exemplares da Revista do Brasil, com artigos de Lobato. Há, ainda, ilustrações dos livros de Lobato de diferentes épocas e autores como Voltolino, Belmonte, Kurt Wiese, Jean G. Villin e outros até a atualidade. Ao todo são 36 obras da coleção particular de Ricardo Ferreira, restaurador de livros e pesquisador da vida e obra de Monteiro Lobato.

O visitante recebe um exemplar com os primeiros episódios do livro infantil Reinações de Narizinho, e de O presidente Negro, oferecidos pela Editora Globo, que detém os direitos de reprodução da obra de Monteiro Lobato.

Serviço:

Semana Monteiro Lobato

Até 30 de abril

Livraria UNESP – Praça da Sé, 108

Segunda a sexta, das 9 h às 19 h e sábados, das 9 h às 13 h

www.editoraunesp.com.br

Da Unesp