Unesp: Fórum em Botucatu debate questões ligadas à saúde dos colaboradores

Atividades foram promovidas pela Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador da Universidade Estadual Paulista

seg, 04/11/2019 - 9h38 | Do Portal do Governo

No mês de outubro, a Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador (CSST) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) promoveu as atividades da 7ª edição do Fórum de Gestão e Saúde no Trabalho, no campus de Botucatu, no interior de São Paulo.

O evento faz parte de um projeto mais amplo da CSST, que atua preventivamente na promoção da saúde dos funcionários da instituição de ensino. “Nossos afastamentos ainda ocorrem preferencialmente por transtornos mentais. Para nós, da universidade, é uma questão crítica que nós precisamos enfrentar”, explica Ludmila Braga, coordenadora da CSST, à TV Unesp.

“Não conseguimos realizar ensino, pesquisa e extensão sem os trabalhadores, sejam docentes ou servidores técnico-administrativos. Todos estamos envolvidos nessa busca por uma universidade pública de excelência e, sem discutir a saúde desses trabalhadores, temos dificuldade de cuidar da saúde dessas pessoas”, completa a coordenadora.

“Isso contribui muito para o nosso dia a dia. É muito importante”, avalia à TV Unesp Luciana Pizzani, diretora da biblioteca no campus da Unesp de Rubião Jr., em Botucatu. Ela participou do evento para aprender a olhar cada funcionário da equipe de um modo diferente.

“Acho muito importante essa abordagem em proporcionar o bem-estar para os funcionários. O fórum está sendo bem interessante porque leva em conta, além dos riscos físicos, os fatores psicossociais”, afirma Rinaldo José Ortiz, assistente de suporte acadêmico da universidade, à TV Unesp.

Prevenção

O fórum contou com a participação da turma do curso de Aperfeiçoamento em Prevenção de Riscos Psicossociais e Promoção da Saúde Mental no Trabalho, que também é promovido pela CSST e tem o objetivo de capacitar os gestores de diversas áreas da Unesp.

“O gestor, no dia a dia, é aquele profissional que também acompanha os outros colaboradores. Acompanhar o subordinado é muito importante para oferecer o apoio necessário em situações de crise pelas quais todos nós podemos passar”, salienta à TV Unesp Maria Luiza Schmidt, integrante da CSST.

A organização do evento reservou um espaço para que os alunos do curso de aperfeiçoamento apresentassem aos participantes do fórum os trabalhos desenvolvidos durante as aulas, com propostas práticas para identificar e reduzir os riscos à saúde à segurança dos trabalhadores da universidade.