Unesp FM inaugura série “História em Minutinhos”

Tema é o bicentenário da família real portuguesa no Brasil

seg, 25/02/2008 - 21h17 | Do Portal do Governo

De 3 a 5 de março, a Unesp FM de Bauru vai exibir dez entrevistas com historiadores, dentro da série “História em Minutinhos”. O tema de estréia é “1808: 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil”. Para Ricardo Alexino Ferreira, diretor da emissora, a iniciativa ajuda a cumprir o papel de uma instituição de cunho educativo. A Rádio é uma Unidade Complementar da Reitoria que integra o Centro de Rádio e Televisão Cultural e Educativa da Universidade.

Com cerca de 20 minutos de duração, as entrevistas serão exibidas durante o Jornal Opinião (11 às 12h) e Jornal da Tarde (18 às 18h). De acordo com o autor da série, o jornalista e produtor Fábio Fleury, serão três entrevistas inéditas por dia, com reapresentação em horários alternativos no decorrer da programação. Os convidados darão sua visão crítica sobre o evento da vinda da família real, enfocando os temas religião, progresso cultural, abertura dos portos, cotidiano na cidade do Rio de Janeiro em 1808, o processo da independência, expedições artísticas e científicas e a nação portuguesa. No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o entrevistado vai falar sobre Carlota Joaquina, a princesa do Brasil.

Os historiadores convidados são: Jean Marcel Carvalho França e Jurandir Malerba da UNESP, câmpus de Franca; José Carlos Barreiro, câmpus de Assis; Lídia Possas, câmpus de Marilia; João Francisco Tidei de Lima, Therezinha Santarosa Zanlochi e José Jobson de Andrade Arruda, da Universidade Sagrado Coração; Fábio Palotta, Faculdade Anhanguera; Isabel Lustosa, da Fundação Casa Rui Barbosa; e Mary Del Priore, da Universidade de Niterói. “O objetivo do projeto, mais que comemorar a data, é mostrar os vários olhares sobre a história”, destaca Fleury.

A Rádio Unesp é sintonizada na freqüência 105,7 FM e pode ser acessada pelo endereço www.radio.unesp.br

Da Unesp