Unesp firma parceria para ensinar higiene bucal a adolescentes

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e São José Rugby conduzem projeto social com atividades lúdicas

qui, 28/06/2018 - 19h52 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e o braço social da São José Rugby promoveu atividades de conscientização sobre traumas esportivos e higiene bucal para um grupo de adolescentes no campus da instituição, no Vale do Paraíba. O projeto de extensão é coordenado pela professora Taciana Ferraz Caneppele, da Faculdade de Odontologia, no conceito de “odontohebiatria”.

O projeto tem o objetivo de promover a prevenção da saúde bucal por meio de atividades socioeducativas, palestras direcionadas à sensibilização, técnicas de higiene oral com escovação supervisionada e atendimentos curativos adequados.

“Aliar estratégias educativas às atividades preventivas, enfatizando os cuidados com a saúde, pode contribuir para o conhecimento e autocapacitação em saúde bucal”, explica a professora Taciana Ferraz Caneppelle. “A odontohebiatria direciona e insere o adolescente na faixa etária entre dez e 20 anos de idade em um programa educativo preventivo e curativo na área da Odontologia”, acrescenta a docente.

Ações

Em uma primeira etapa, o foco foi identificar as necessidades dos jovens para, em seguida, a realização de um atendimento personalizado dos grupos. A iniciativa também envolve a promoção de ações multidisciplinares para os adolescentes: após a realização de palestra, os jovens ainda participaram de brincadeiras lúdicas para fixar o aprendizado.

O programa de odontohebiatria na Unesp tem duração de pouco mais de seis meses, oferecendo ao público clareamento dentário e, aos que necessitarem de um tratamento completo, também um protetor bucal moldável.

“A ideia é que, por meio da coleta de parâmetros de condição bucal no início e no término do projeto, tenhamos indicadores específicos da melhoria da condição dos participantes”, aponta a professora de São José dos Campos. “Também formularemos questionários para os adolescentes sobre o impacto do projeto em suas vidas e na de seus familiares e sobre como eles foram multiplicadores dos conhecimentos adquiridos”, completa.

“A proposta vem sendo trabalhada desde o ano passado junto à professora. A primeira etapa foi um sucesso, pois os alunos assimilaram muito bem o aprendizado durante o evento e passaram pela triagem para iniciar o tratamento. Vamos seguir trabalhando, com o objetivo de melhorar a saúde bucal, autoestima e qualidade de vida dos adolescentes”, destaca Júlia Vicente, coordenadora do Rugby Social.