Unesp firma parceria com TV Cultura

O convênio prevê a produção de conteúdo e a retransmissão da programação

ter, 24/04/2007 - 21h22 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 24, o reitor Marcos Macari e o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, Marcos Mendonça, assinaram o contrato-mãe que estabelece o convênio entre as duas instituições. O documento prevê a produção de conteúdo e a retransmissão da programação. A solenidade ocorreu na sede da Fundação, em São Paulo.

O “Ajuste de licença e parceria para retransmissão simultânea de programação de televisão educativa e cultural”, nome dado ao documento, permitirá que o canal Televisão Universitária UNESP (TVU), com sede em Bauru, retransmita a programação da TV Cultura. Em contrapartida, a Universidade investirá na modernização das antenas receptoras na região, que abrange Bauru, Assis, Botucatu, Marília e Ourinhos. Com isso, a programação da TV cultura alcançará localidades antes não coberta pelas antenas.

“Essa parceria possibilitará que a TVU atinja uma região com 1,7 milhão de telespectadores, logo no inicio de suas transmissões”, destaca Macari. Para o reitor, sem o investimento inicial da ordem de R$ 500 mil, a TV da UNESP não poderia compor a rede da TV Cultura no Estado, fato importante para a ampliação da divulgação dos trabalhos e pesquisas.

Um dos aspectos positivos dessa parceria, segundo Mendonça, é a regionalização da programação da Cultura. Ao longo do dia serão inseridos programas produzidos pela TVU, cuja gestão estará a cargo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), campus de Bauru.

“A TV Cultura só tem a ganhar com essa parceria. Além de melhorarmos nossa recepção na região, teremos programas locais, que também podem fornecer material para nossos telejornais”, comenta o diretor-presidente. Para ele, outro ponto positivo é que as duas instituições terão um laboratório de TV digital.

Na ocasião, os signatários selaram o termo de cooperação técnica para a produção de conteúdo dentro do Projeto Campus. O Projeto, já em andamento na TV Cultura, exibe a produção de acadêmicos de oito universidades parceiras, entre elas, USP, Mackenzie e agora também a Unesp.

Após a cerimônia, Macari participou do evento de lançamento do Núcleo de Educação Escolar da Fundação Padre Anchieta e da nova programação da Rádio Cultura AM, voltada para pais e professores. “A iniciativa de adequar alguns programas da TV Cultura, como o Repórter Eco e o Roda Viva, para as necessidades pedagógicas, além de ser um incentivo para os professores, trabalhará a interdisciplinariedade com os estudantes”, aponta Macari.

Do Portal da Unesp

(R.A.)