Unesp firma acordo relacionado à preservação do meio ambiente

Iniciativa oferecerá o acervo de 35 filmes ligados ao tema para diversas unidades da Universidade Estadual Paulista

seg, 13/08/2018 - 8h27 | Do Portal do Governo

O início da parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a ONG Ecofalante foi celebrado com um debate, no último sábado (11), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo. A iniciativa oferecerá às unidades da instituição de ensino o acervo de 35 filmes ligados à preservação do meio ambiente e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Vale destacar que, na ocasião, foi exibido o longa-metragem “Obrigado, chuva”, uma coprodução entre Noruega e Reino Unido que conta a história do agricultor africano Kisilu Musya, que virou ativista da causa ambiental e foi convidado a participar da Conferência do Clima da ONU, em Paris. Além de protagonista, ele é codiretor do filme.

Mudanças

O evento também contou com a realização de um debate entre os professores Fernanda Mello Sant’Anna, do curso de Relações Internacionais da Unesp em Franca, e Marcos Farias Ferreira, do curso de Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A ação foi mediada pelo diretor da ONG Ecofalante, Chico Guariba, com destaque para o impacto das mudanças climáticas na vida dos cidadãos.

“Essa é uma questão transversal que afeta as comunidades de maneiras diferentes”, ressalta Marcos Farias Ferreira, que também é pesquisador do Instituto Universitário de Lisboa. Os debatedores responderam a perguntas da plateia, o que levou a reflexões sobre o desafio da sensibilização para a temática ambiental, a banalização do termo “sustentabilidade” e a definição de Justiça Ambiental.

“O conhecimento do agricultor protagonista do filme é extremamente importante. Há vários saberes que podem contribuir com o desenvolvimento sustentável, não só o científico”, pontuou a docente Fernanda Mello Sant’Anna, que estrutura um projeto relacionado à sustentabilidade social no campus da Unesp em Franca.

Exibições

É importante frisar que a parceria com a ONG Ecofalante foi firmada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e prevê exibições de filmes e debates em várias unidades da Unesp, relacionando a questão socioambiental a atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“O que nos empolga é poder colocar todo esse acervo de filmes que tratam de temas tão relevantes da atualidade à disposição da universidade. Nenhum cidadão formado deve sair sem o debate da questão da sustentabilidade e do meio ambiente”, avalia a pró-reitora de extensão da Unesp, Cleópatra Planeta.

A ONG também levará a proposta para outras cinco universidades públicas do Estado: USP, Unicamp, UFSCar, UFABC e Unifesp. O convênio assinado com a Unesp é o primeiro dentro da proposta de parceria com as instituições de ensino.

“Esse é um início de um trabalho. Nossa missão é disseminar esses filmes para a comunidade acadêmica, cumprindo um papel de trazer conteúdo de qualidade para os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão”, ressalta o diretor da ONG, Chico Guariba. O debate contou com a cobertura da TV Unesp, em parceria com a assessoria de Comunicação e Imprensa da universidade.