Unesp: Faculdade de Medicina de Botucatu integra universidade e comunidade

Projeto promove mudanças na formação dos médicos para atuarem com uma perspectiva humanista, tendo em vista o indivíduo como um todo

qui, 08/02/2007 - 9h42 | Do Portal do Governo

O Programa de Interação Universidade-Serviço-Comunidade (IUSC), em funcionamento na Faculdade de Medicina (FM) da UNESP, campus de Botucatu, tem suas atividades iniciadas nesta quarta-feira (7/02), com uma reunião na sede da Ordem dos Advogados (OAB) do município. No encontro foram discutidos os trabalhos da jornada de 2007, especialmente aqueles que envolvem as atividades de ensino-aprendizagem.

O IUSC teve início em 2003, em parceria com a prefeitura do município, as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família, com o objetivo de promover mudanças na formação profissional dos médicos. Por meio desse convênio, recursos dos ministérios da Educação e Saúde são destinados ao município para serem aplicados na melhoria das instalações de serviços de saúde que recebem os alunos.

A implementação do programa visa a preparação de médicos para atuarem com uma perspectiva humanista, tendo em vista o indivíduo como um todo. Esse treinamento começa com a vivência dos alunos das três primeiras séries do curso de Medicina no atendimento das populações assistidas pelas Unidades Básicas de Saúde. O projeto bem sucedido levou seus gestores a transformá-lo em disciplina obrigatória para os alunos da turma de 2007.

Da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina

 

(AM)