Unesp: Faculdade de Ciências do campus de Bauru completa 50 anos

Solenidade relembra história e contribuição científica, cultural e social da unidade universitária nas últimas décadas

qui, 21/11/2019 - 17h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Reprodução/TV Unesp

Localizada no campus de Bauru, a Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) celebrou os 50 anos de fundação em uma cerimônia especial que reuniu diversos professores que lecionaram ou lecionam na unidade universitária, criada em 1969.

A solenidade para lembrar o jubileu de ouro permitiu aos presentes relembrar a história e a contribuição científica, social e cultural da FC ao longo das últimas décadas.

“A Faculdade de Ciências comemora seu jubileu de ouro de maneira muito orgulhosa. Estamos à frente de uma instituição que, visivelmente, aponta progressos em vários indicadores acadêmicos. Temos hoje uma condição de infraestrutura e um corpo docente extremamente qualificado”, ressalta à TV Unesp Jair Lopes Junior, atual diretor da FC.

Cada departamento da Faculdade de Ciências foi representado na solenidade, com homenagens a professores e servidores aposentados e da ativa. Homenageada como a docente há mais tempo em exercício na unidade, Neusa Maria Battaglini resumiu a trajetória profissional dela na Unesp.

“Comecei em 1973, como aluna do curso de graduação em Física. Em seguida, fui monitora no Departamento de Química por quatro anos. Meu caminhar dentro da universidade foi como estudante, monitora e, desde 1977, professora”, salienta à TV Unesp.

Vínculos

A psicóloga Triana Portal também possui um vínculo grande com a Unesp. Ela, que estudou na universidade, recebeu uma homenagem para o avô Isaac Portal Roldán, já falecido, o primeiro diretor da Faculdade de Ciências.

“Meus avós tiveram a vida acadêmica como o que os motivava. Fico muito contente por estar aqui. Moro em São Paulo, mas fiz questão de comparecer à cerimônia”, afirma a psicóloga à TV Unesp.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de, na nossa gestão, comemorar o jubileu, a partir de bases sólidas, que permitiram a formação de recurso humanos altamente comprometidos com a transformação social e pesquisas de ponta, que colocam a unidade no cenário nacional e internacional, além da extensão, que aproxima a comunidade da nossa universidade”, explica à TV Unesp Vera Capellini, vice-diretora da FC.