Unesp expande uso da Sala Virtual em todo o estado

Mais de 1,3 mil reuniões online foram realizadas em 18 meses

qui, 20/11/2008 - 15h02 | Do Portal do Governo

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, possui campus em 23 cidades do Estado de São Paulo, sendo 21 no Interior; um na Capital do Estado, São Paulo, e um em São Vicente – o primeiro de uma universidade pública no Litoral Paulista. Ao todo são mais de 46 mil alunos, 3,5 mil docentes e 7 mil funcionários.

Para estimular a realização das atividades educacionais, reuniões pedagógicas e administrativas a partir da Web, a Unesp adotou o software Adobe Connect Pro, como parte do convênio da PROEX com o Banco Santander, no projeto Salas Universia, o que resultou um projeto sem custos para a Universidade.

A aquisição e instalação do software aconteceu em 2005 a partir de uma parceria com a ENG DTP & Multimídia, que ficou responsável pelo fornecimento do Adobe Connect Pro, sua instalação e treinamento inicial para o início de sua utilização por parte da Unesp.

Responsável pelo projeto dentro da Universidade, o NEaD – Núcleo de Educação a Distância, contabilizou 1,3 mil reuniões realizadas no ambiente Sala Virtual nos últimos 18 meses. “Com este projeto de salas virtuais, conseguimos eliminar o tempo e as despesas com deslocamento das equipes em todo o Estado.”, comenta André Luís Rodrigues Ferreira, analista responsável pelo projeto e membro do Núcleo de Educação a Distância – NEaD/Reitoria.

“O projeto de Salas Virtuais permitiu que o uso da Internet fosse potencializado e um número maior de reuniões pudesse ser realizado, uma vez que as pessoas envolvidas nas atividades não necessitam deslocar-se entre uma cidade e outra do Estado, além de garantir aos docentes uma ferramenta complementar à atividade pedagógica”, acrescenta.

Nas atividades e reuniões online, os participantes podem utilizar aplicações de apresentação tipo powerpoint e vídeos, uso de microfone e webcam para garantir maior interação entre si, além de garantir o compartilhamento de diversos tipos de arquivos para discussão, como documentos, planilhas eletrônicas, imagens etc.

Também é possível realizar enquetes online, com opção de exibir ou não o resultado aos participantes. Uma área de anotações também pode ser utilizada durante a dinâmica e organizar uma ata sobre cada atividade.

Os responsáveis pelas atividades online podem compartilhar suas telas e atribuir o controle de seu computador ao participante. O sistema ainda oferece um quadro branco que pode ser utilizado como lousa virtual. As atividades podem ser gravadas e distribuídas com um link de acesso pela Internet.

Segundo André Luís, a Unesp estima que cada reunião tenha em média 5 participantes, com picos de até 25 pessoas. “Esta média permite apontar uma economia de até R$ 2 mil por reunião, em despesas de diárias, transporte, motoristas, alimentação e reembolsos”, aponta ele. “Isto resulta em aproximadamente R$ 2,8 milhões de economia para a Universidade. No entanto, as principais vantagens são a comodidade, segurança e qualidade de vida do usuário destes sistemas”, destaca.

Outra vantagem da aplicação, destacada por André Luís, é sua praticidade em ser utilizada em qualquer um dos 18 mil equipamentos da Universidade. Além disso, o projeto também inclui quatro salas instaladas nas cidades de Presidente Prudente, Marília, Guaratinguetá e na Reitoria, em São Paulo, que são laboratórios de informática completos, com recursos multimídia, que incluem projeção da reunião, webcam e fones de ouvido com microfone. “Através destas salas, ou de qualquer computador conectado à Internet, é possível iniciar reuniões e convidar participantes para interação com o palestrante”, afirma.

A ENG foi responsável pelo dimensionamento e a implementação da tecnologia e pela capacitação dos profissionais de retaguarda tecnológica, além de treinar o pessoal de criação de conteúdo sob demanda.

Da Unesp