Unesp: Evento no Instituto de Física tem palestra de Prêmio Nobel

Escola de Física Teórica Holanda reúne brasileiros e holandeses em série de mini-cursos, palestras e seminários

qui, 08/02/2007 - 17h02 | Do Portal do Governo

Até sexta-feira (9), acontece no Instituto de Física Teórica (IFT), na cidade de São Paulo, a Escola de Física Teórica Holanda-IFT. A série de mini-cursos, palestras e seminários é uma colaboração entre a Escola de Pesquisa Holandesa de Física Teórica (DRSTP) e o IFT. O destaque do evento é a participação do ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1999, Gerard ‘t Hooft. “É uma oportunidade de reforçar o contato com nossos colegas brasileiros”, disse Gerard.

O DRSTP é um encontro anual dos estudantes de pós-graduação, organizado pelos grupos de pesquisas em física teórica de seis universidades dos Países Baixos. Em atividade há mais de 20 anos, o evento ocorre ao longo de duas semanas. Nesse período são oferecidos cursos intensivos e palestras, proferidas por pesquisadores experientes, além dos seminários onde os alunos apresentam seus próprios trabalhos.

De acordo com Gastão Krein, diretor e atual coordenador de pesquisas do IFT, o contato com os holandeses começou com a participação do docente Robbert Dijkgraaf, da Universidade de Amsterdã (UvA), em uma outra ‘escola’ ocorrida no Instituto, em 2003. “No ano seguinte, diretores da UvA visitaram o IFT, entre diferentes universidades latino-americanas, buscando formas de parcerias para intercâmbio científico e de estudantes de todas as áreas do conhecimento”, esclarece.

Ainda segundo o diretor do IFT, no Brasil, a delegação se concentrou no Estado de São Paulo, onde selecionou algumas instituições de reconhecimento internacional. “Na área de ciências exatas, a escolhida foi o IFT”, explica Krein.

Krein e o então coordenador de pesquisa, Nathan Berkovits, viajaram a Amsterdã para discutir como realizar o intercâmbio. A idéia de Berkovits e de Jan de Boer, da UvA, foi realizar a DRSTP no Brasil. A primeira semana da DRSTP aconteceu na cidade de Campos de Jordão, junto com a Escola André Swieca de Partículas e Campos, da Sociedade Brasileira de Física, que Berkovits também ajudou a organizar.

“Talvez o aspecto mais importante do evento seja o contato entre os estudantes brasileiros e os holandeses”, ressalta Berkovits. De acordo com o docente, contatos feitos em eventos desta natureza ocasionam oportunidades de colaborações e intercâmbios futuros que se estendem por vários anos. “É um encontro muito importante para a profissionalização.”

Clique aqui e saiba mais sobre a Escola.

Do Portal da Unesp

(R.A.)