Unesp: Estudantes de Rio Claro participam de evento internacional

Encontro em SP discutiu os desafios das cidades para um futuro sustentável e contou com presença de alunos de Geografia

qui, 10/10/2019 - 11h34 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro puderam conhecer alguns dos principais desafios e soluções das cidades em direção a um futuro sustentável. No dia 19 de setembro, o grupo de estudantes participou do evento “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, realizado em São Paulo.

A atividade foi organizada pela professora da Unesp Clauciana Schmidt Bueno de Moraes, que ministra as disciplinas “Planejamento Urbano” e “Projeto em Planejamento Urbano e Regional”. De acordo com a docente, a programação do evento despertou discussões importantes sobre a busca por uma agenda sustentável e o papel do setor público, privado e da população na dinâmica da gestão do território urbano.

Encontro

A ação integrou o 3º Encontro Global da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis ??e a 2ª Conferência Internacional para Cidades Sustentáveis, que na capital entre 16 e 20 de setembro.

O encontro foi organizado pelo Programa Cidades Sustentáveis, pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e pela Prefeitura de São Paulo, e recebeu o apoio estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility).

As palestras e mesas redondas tiveram a presença de líderes governamentais, profissionais da cidade, sociedade civil, organizações nacionais e internacionais e especialistas globais do setor privado para explorar como podemos planejar, financiar e implementar trajetórias de desenvolvimento sustentável para nossas cidades.

“As aprendizagens durante o evento ampliaram minhas perspectivas como futuro geógrafo, pois os organizadores conseguiram integrar múltiplas visões sobre um futuro sustentável, o que possibilitou a unificação de diversas culturas e vivências em um tema, tornando tal experiência memorável na minha jornada universitária”, revela o estudante da Unesp Luiz Sena, da disciplina Planejamento Urbano.

“Participar desse evento me trouxe outra visão do que ocorre no planejamento urbano, uma perspectiva fora da sala de aula, em realidades e ações”, destaca a aluna Alice dos Santos Silva, da disciplina Projeto em Planejamento Urbano e Regional. “Trata-se de um olhar diferenciado sobre o geógrafo e a atuação com outros profissionais em uma nova perspectiva da atuação da profissão”, completa.

Agenda sustentável

A 2ª Conferência Internacional do Programa Cidades Sustentáveis abordou experiências públicas bem-sucedidas, a fim de inspirar os gestores brasileiros na agenda urbana sustentável e engajá-los em ações nesse sentido. Os temas debatidos no evento foram alinhados ao 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 12 eixos da Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis.

“O evento destacou algumas experiências de cidades do Brasil e do mundo, com a intenção de auxiliar e inspirar tanto a troca de ideias, como exemplos para a busca de uma agenda urbana sustentável. Acreditamos que tenha sido uma vivência importante para a reflexão e formação do geógrafo frente aos desafios da gestão das cidades”, avalia a professora Clauciana Schmidt Bueno de Moraes, docente do campus de Rio Claro, responsável pela atividade com as turmas.