Unesp estimula a formação de redes internacionais de colaboração

Alianças devem reunir pesquisadores em temas comuns e previstos em plano estratégico da instituição de ensino

seg, 18/05/2020 - 15h34 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou um edital para o financiamento de até cinco redes internacionais de pesquisa. O objetivo é incentivar parcerias estratégicas envolvendo ensino, pesquisa e extensão, buscando dar continuidade à implementação do projeto Capes-Print-Unesp e ao processo de internacionalização da instituição de ensino.

A iniciativa envolve a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPE) e a Assessoria de Relações Externas (AREX) e segue orientação estabelecida no Plano Estratégico de Internacionalização da Unesp.

O texto do edital pode ser visto na íntegra no endereço: https://drive.google.com/file/d/1ShBxrn4zG-ksJ9B69mpb36EUc_W0F85w/view.

Modalidades

O edital prevê diversas modalidades de financiamento, entre Doutorado Sanduíche no Exterior, Professor Visitante no Exterior e no Brasil, Capacitação, Jovem Talento, Pós-Doutorado, Missões Acadêmicas e Científicas, entre outros. No total, serão mais de 200 concessões por meio do edital.

O Capes-PrInt é um edital que, em 2018, destinou cerca de R$ 85 milhões para a execução, ao longo de cinco anos, da proposta apresentada pela Unesp. A proposta da universidade foi construída com base em seu Plano Estratégico de Internacionalização e alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A expectativa é de que os recursos do programa destinados à Unesp movimentem dezenas de programas de pós-graduação, envolvendo 26 unidades universitárias e cerca de 1,5 mil docentes e aproximadamente 8 mil estudantes.

Cooperação

A formação de Alianças Globais de Pesquisa (AGP) é tido como o principal mecanismo de cooperação institucional previsto na política de internacionalização da Unesp. As AGPs podem ser definidas como redes temáticas de instituições de ensino superior de diferentes continentes cujas áreas de interesse atendam ao projeto Capes-PrInt-Unesp e sejam compostas por pesquisadores de elevada competência, envolvendo profissionais da Unesp e de duas a cinco instituições internacionais.

A proposta de AGP poderá ser estendida até outubro de 2023, mas o presente edital refere-se ao financiamento do primeiro ano de atividades da proposta, que deve iniciar em novembro de 2020. A previsão é que o resultado final das propostas seja publicado em 23 de outubro.

A Universidade oferecerá apoio institucional às propostas, seja por meio da construção e consolidação de parcerias institucionais com a atuação da Assessoria de Relações Externas (AREX), seja pelo apoio financeiro para realização de encontros presenciais ou visita aos parceiros.

Mais informações sobre a estrutura das propostas, o processo de seleção, o calendário completo ou a forma de inscrição podem ser obtidas na íntegra do edital ou com a equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.