Unesp: Escola de Governança Mario Covas realiza Fórum Internacional

Participantes debateram experiencias em gestões públicas e privadas

qua, 08/03/2006 - 16h40 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 7, a Escola de Governança Mario Covas, uma parceria entre a UNESP (Universidade Estadual Paulista) e a FMC (Fundação Mario Covas), realizou mais um Fórum Internacional de Troca de Experiências, com o tema “Empreendedorismo de ex-alunos – os novos líderes para a governança, o desenvolvimento e a competitividade sustentável”. O evento ocorreu no Club Transatlântico, São Paulo.

A exposição das ações e projetos de empreendedorismo das associações de ex-alunos resultou no desejo de desenvolver trabalhos em parcerias e promover um maior contato entre os administradores formados em Kennedy School of Government (classe 2004), instituição que serve de modelo para a Escola de Governança criada pela FMC e UNESP; Harvard Club do Brasil (Associação de ex-alunos de Harvard); MIT Sloan Club do Brasil; Associação dos ex-alunos MBA – FIA – USP (Universidade de São Paulo), Ex-alunos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Ibemec.

O grupo de ex-alunos da Kennedy School, da qual o superintendente da FMC João Pedro Lins faz parte, é formado por pessoas de diversas nacionalidades e atividades. Essa diversidade, para Lins, fez cumprir o objetivo principal do evento que é possibilitar a troca de informações sobre aspectos da vida profissional e cultural de países e organizações que representam.

Depois da apresentação das associações de ex-alunos, os participantes do Fórum formaram quatro grupos temáticos. Representantes de Inglaterra, Austrália, China, Brasil, Dinamarca e EUA, que atuam no poder público, na gestão do Terceiro Setor, e em instituições de ensino, todos da Kennedy School, debateram com os participantes os temas: Tecnologia e Educação; Governança no Terceiro Setor; Governança pública; Alianças intersetoriais e PPP (Parceria Público-Privado).

Os principais tópicos de cada um dos quatro debates foram apresentados no encerramento do evento. A idéia foi deixar questionamentos e propostas a todos os presentes de maneira a incentivá-los na criação de mudança de paradigmas de gestão, seja pública, privada ou de movimentos sociais.

Daniel Patire – do Portal Unesp