Unesp: Encontro internacional debate ondas em fluidos

Workshop, em São Paulo, reúne importantes pesquisadores

qua, 24/05/2006 - 18h40 | Do Portal do Governo

De 31 de maio a 2 de junho, acontece, no Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP, em São Paulo, o workshop “Ondas em Fluidos” (Waves in Fluids). Nesses dias, físicos, matemáticos, meteorologistas e oceanógrafos discutem fenômenos relativos a ondas, seja de larga escala, como as oceânicas e atmosféricas; em escalas de laboratório, ou, ainda, em escalas intermediárias, como as ondas em rios.

Os cientistas irão abordar os fatores que podem influenciar o comportamento das ondas. Por exemplo, o que ocorre no ambiente marinho para provocar a formação de ondas gigantes como as Tsunamis ou como se movimentam as ondas na atmosfera e suas interferência no tempo. “É preciso conhecer bem os fenômenos naturais e físicos para poder prevê-los”, diz o pesquisador do IFT, Roberto Kraenkel, um dos coordenadores do evento.

Kraenkel explica que o encontro, de caráter científico, reunirá os principais pesquisadores em ondas em fluidos, como o meteorologista Pedro Dias, do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, e o matemático John Bush, professor de Matemática Aplicada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, EUA.

Também participam do evento cientistas brasileiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; da Universidade Federal Fluminense, e de instituições norte-americanas como as Universidades de Princeton, Nova York, Wisconsin, Nova Jersey e Carolina do Norte. Da França, vêm representantes de Montpellier e Marselha. O encontro recebe pesquisadores da Inglaterra, Japão, Trinidad e Camarões.

O evento é promovido e organizado pelo IFT, IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), com sede no Rio de Janeiro, e pelo IAG.

Serviço:

Instituto de Física Teórica (IFT)

Rua Pamplona 145, em São Paulo

www.ift.unesp.br

  Genira Chagas

Da Unesp