Unesp elabora rotas de coleta de lixo

Técnica foi empregada com sucesso no município de Agudos

qui, 18/09/2008 - 17h11 | Do Portal do Governo

O estudo de iniciação científica Otimização de rotas de coleta de resíduos sólidos domiciliares é uma iniciativa da engenheira Eliane Viviani, docente do câmpus Bauru, e do quintanista do curso de Engenharia Civil, Bruno Dieguez Pereira. Realizado no município de Agudos (SP), visa a utilização mais racional da malha viária para a economia de recursos financeiros e de tempo.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FE), os funcionários da prefeitura de Agudos percorrem diariamente 117 km, para a fazer a coleta do lixo. O novo roteiro aponta que esse percurso pode ser  reduzido para 106,5 km. “Os 10,5 km a menos no roteiro diário dos caminhões coletores representa uma redução de 283 km por mês no roteiro”, contabiliza a docente. “Isso diminui significativamente o custo desse trabalho”.

A elaboração da nova rota foi realizada com o auxílio do software SIG (Sistema de Informação Geográfica), tendo como base o traçado original criado pela prefeitura. “Municípios pequenos convivem com escassos recursos financeiros, além de terem menor acesso às recentes tecnologias do geoprocessamento”, acrescenta a docente da FE. A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) colaborou para que o trabalho pudesse ser desenvolvido.

A engenheira destaca que a Prefeitura de Agudos se mostrou interessada no projeto desde o início dos estudos, colaborando com o fornecimento de dados sobre a região. “Já está sendo preparado um material para a apresentação dos dados obtidos aos técnicos da prefeitura”, finaliza a orientadora.

Da Unesp