Unesp é primeira universidade pública com programa de estágio e primeiro emprego

Sistema de cadastro de currículo online será testado pelas unidades de Marília e Araraquara

sáb, 13/03/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Unesp publicará uma ferramenta de busca por emprego voltada aos seus alunos e recém-formados. Batizado de Portal Estágio e Primeiro Emprego, o serviço é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o site trabalhando.com.br, do portal Universia. A instituição é a primeira universidade pública a adotar um sistema dessa natureza.

“Alguns setores da universidade sinalizaram que seria importante ajudar os alunos a entrar no mercado de trabalho, até para ampliar o aprendizado que é oferecido na faculdade”, afirma a professora Maria Cândida Soares Del Masso, responsável pelo programa. Para ela, o portal vai dar ainda mais visibilidade para a Unesp no mercado de trabalho.

A Faculdade de Filosofia e Ciência, câmpus de Marília, e o Instituto de Química, câmpus de Araraquara, serão as primeiras unidades a utilizar o recurso numa versão de teste. Os alunos desses cursos já podem acessar o portal criado para suas faculdades, acessando este link. A previsão é de que, no próximo semestre, toda a universidade tenha acesso ao serviço.

Os interessados podem cadastrar seu currículo gratuitamente e se candidatar às vagas que mais lhes interessam. A expectativa da professora Maria Cândida é que, com o aperfeiçoamento do sistema, as ofertas de emprego sejam dirigidas às carreiras de cada unidade.

Empresas parceiras da universidade e outras que tenham interesse em contratar estudantes e formados pela Unesp podem divulgar oportunidades de estágio, trainee e emprego no trabalhando.com.br. O site publica, diariamente, essas posições nas páginas de empregos das unidades, enquanto uma equipe da Proex faz uma triagem, verificando a idoneidade das empresas e a legalidade das vagas que os candidatos escolhem.

Da Unesp