Unesp: Doutoranda de Araraquara recebe prêmio nos EUA

Pesquisa usa técnicas de biologia molecular e engenharia genética

ter, 06/06/2006 - 20h31 | Do Portal do Governo

A doutoranda Fernanda Zanolli Freitas, do Instituto de Química (IQ), recebeu o prêmio “David Perkins Scholarship Award” durante a Conferência Neurospora 2006, evento científico ocorrido de 30 de março a 2 de abril, na cidade de Pacific Grove, Califórnia (EUA). Por este feito, no dia 30 de maio, a aluna foi homenageada pela Congregação do IQ, em Araraquara, com o certificado de Honra ao Mérito.

Com a orientação da pesquisadora Maria Célia Bertolini, Fernanda desenvolve o estudo “Identification of proteins binding to the cis regulatory STRE elements of the gsn promoter: a mass approach”, no qual apresenta uma nova técnica de identificação proteínas. Fernanda trabalha com pesquisa básica e aplicada.

Em seu estudo, de característica multidisciplinar, ela utiliza técnicas de biologia molecular e engenharia genética para responder problemas de bioquímica. “As aplicações das técnicas de biologia molecular não se limitam ao laboratório. Elas abrangem diversos setores, da agronomia a medicina, passando por uma infinidade de produtos industriais e farmacêuticos”, comenta a orientadora Maria Célia.

O Congresso, específico da área de atuação da aluna do IQ, reuniu aproximadamente 300 pesquisadores de diversas nacionalidades. Entre treze participantes selecionados, a doutoranda da UNESP foi a única premiada. Ela também foi convidada a cursar o pós-doutorado nos Estados Unidos. “O Prêmio David Perkins significa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos no Brasil. Mostra a qualidade da nossa produção científica”, ressalta.

  Átila Verlane Soares

Bolsista Universia/Proex

IQ/Araraquara

Da Unesp