Unesp discute inclusão educacional

Encontro acontece de 23 a 26 de julho na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), em Assis

seg, 21/07/2008 - 9h20 | Do Portal do Governo

De 23 a 26 de julho, a Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Assis, será a sede do VI Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista (Frepop). Em paralelo também ocorre a III Internacional. Os debates serão em torno do tema Educação Popular, o Papel Público da Universidade e os Projetos de Inclusão Social – Um Outro Mundo é Possível.

Para a coordenadora Ester Rojas Osorio, docente do Departamento de Letras Modernas da FCL, a iniciativa representa um esforço conjunto dos movimentos populares em prol da educação e a Universidade em busca de soluções para problemas cotidianos. “A baixa qualidade da educação é quase sempre a causa de graves problemas como a violência”, diz.

O docente Antonio Folquito Verona, docente da FCL e presidente da ONG Frepop, avalia que o evento possibilita a interação das diversas iniciativas desenvolvidas no interior dos movimentos, comunidades e organizações sociais em sua luta pela melhoria das condições de vida e trabalho, com o processo de construção do conhecimento que se desenvolve no interior das universidades e escolas.

Conferencistas – A conferência de abertura será proferida pelo educador William Kane, docente de Educação e Língua Espanhola da Universidade de Glasgow, Escócia. Outros palestrantes internacionais são: Moussa Diop, educador social em Tivaouane, Senegal; Rodolfo Raúl Hachén, da Universidade Nacional de Rosario, Argentina; Vicente Pujúpat Zaceca, membro da Comissão Nacional de Educacão Intercultural Bilíngüe em Quito, Equador; Elvy José Monzant Arraga, da Universidade Católica de Maracaibo, Venezuela; Olga Franco García, do Ministério da Educação de Havana, Cuba; Soledad Idália Condore Calle, professora voluntária das Nações Unidas; Hebe de Bonafini, representante das mães da praça de maio, Argentina.

Informações: http://www.frepop.linsnet.com.br/

Da Unesp