Unesp desenvolve oficina literária com crianças

Projeto, financiado pela Secretaria da Cultural, auxilia no rendimento escolar

qui, 25/06/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Universidade do Livro (Unil), braço educacional da Fundação Editora da Unesp (FEU), promove até o final de junho a terceira fase do projeto Oficina de Criação Literária, na qual alunos desenvolvem contos e aprendem as etapas da produção de livros. O projeto recebe o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc), da Secretaria de Estado da Cultura.

Nesta edição, a professora e escritora de obras infantis Heloísa Prieto e a coordenadora da Unil, Miriam Goldfeder, trabalham com as crianças formas diferentes de narrativa ficcional. O ponto de partida para a criação de histórias sobre a cidade de São Paulo é uma visita ao Pátio do Colégio, região central, onde o Padre José de Anchieta e outros personagens fundaram o município, em 1554.

Os textos também receberam desenhos, sob a orientação do ilustrador e diretor de arte Marcello Araújo. Na etapa seguinte, Araújo mostra como é feito o trabalho de edição de texto e de imagem para a produção do livro, que guardará as histórias criadas por eles. “Objetivamos que essas crianças saibam como é cada etapa da produção de um livro e que esta atividade aproxime desse objeto tão importante para a sua formação”, comenta Araújo.