Unesp de Rio Claro recruta voluntárias para estudar hipertensão

Mulheres devem ter, no mínimo, 40 anos e não podem ser fumantes nem diabéticas

dom, 18/04/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira, 19, a terceira e última seleção de voluntárias para participar de um projeto do Departamento de Educação Física, no câmpus de Rio Claro, que avaliará os efeitos dos exercícios sobre marcadores genéticos, bioquímicos e antioxidantes da hipertensão em mulheres na menopausa. As candidatas devem ter no mínimo 40 anos, não podem ser fumantes nem diabéticas e não devem fazer parte de programas de atividades físicas.

Durante dois meses, cerca de 30 mulheres seguirão um programa de treinamento de exercícios aeróbios de intensidade moderada – 50% a 70% da frequência cardíaca máxima. Os treinos, com duração de 30 a 40 minutos, serão realizados três vezes por semana, de acordo com o Laboratório de Atividade Física em Pesquisa da Saúde da Mulher.

A coordenadora do laboratório, Angelina Zanesco, espera que o estudo do gene da eNOS (enzima responsável pela síntese de óxido nítrico, que é o mais importante vasodilatador) detecte a influência das alterações genéticas sobre os efeitos benéficos dos exercícios sobre a pressão arterial. No futuro, os resultados do projeto poderão ajudar na adoção de medidas de prevenção e controle da hipertensão arterial, como explica Angelina.

Exames 

Durante o projeto, as participantes também serão submetidas a diversos exames antes e depois do treinamento, como medição de peso, altura e circunferência da abdominal; avaliações cardiovasculares; análises bioquímicas e testes genéticos. As interessadas em participar dos estudos devem entrar em contato com o laboratório pelo telefone (19) 3526 4324.

O laboratório pretende oferecer, já no próximo mês, aulas de atividades físicas para a comunidade como parte de um programa de extensão universitária.

Da Unesp