Unesp de Rio Claro dá cursos gratuitos de genética com centro internacional de biotecnologia

Primeira turma recebe inscrições de pós-graduandos de cinco países até 5 de junho

qua, 26/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Biociências (IB), câmpus de Rio Claro, oferecerá dois cursos gratuitos na área de genética: “Metagenômica Microbiana: Métodos e Aplicações” e “Formação de Recursos Humanos em Análise Proteômica”. As atividades fazem parte do cronograma do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB) – vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao governo argentino -, que por meio de parcerias com universidades promoverá outras 17 capacitações em 2010.

As vagas são destinadas aos pós-graduandos do Brasil, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Argentina. Os estudantes contarão com hospedagem e alimentação e, no caso de pesquisadores dos dois últimos países, passagens aérea e terrestre.

A seleção dos inscritos será feita com base no tema de mestrado ou doutorado em que cada candidato trabalha. “No território nacional, a triagem também será proporcional à distribuição geográfica do País”, afirma o professor Maurício Bacci Júnior, do IB. O curso com inscrições até 5 de junho é coordenado por ele, sob o título “Metagenômica Microbiana: Métodos e Aplicações”. As aulas, sobre análise genética de microorganismos, serão de 19 a 30 de junho.

Para esse curso, o candidato deve ser graduado em ciências biológicas ou áreas afins e ter atuação profissional ou na pós-graduação que envolva genética, biodiversidade e biotecnologia microbiana. Durante as atividades práticas, os estudantes deverão extrair DNA de bactérias, armazenar o material e montar o metagenoma – uma espécie de biblioteca de genes mistos. Com isso é possível observar a composição do habitat microscópico, e ter acesso a genes de microorganismos encontrados no ambiente, mas que não podem ser cultivados em laboratório.

“Os alunos desenvolverão técnicas para a confecção e estudo dessas bibliotecas de genes”, descreve Bacci Júnior. Segundo ele, os pesquisadores aprenderão também como funcionam as ferramentas computacionais para análise automática de dados, como as plataformas de sequenciamento de genomas microbianos.

Haverá ainda palestras com especialistas que abordarão as aplicações da metagenômica em estudos sobre sistemática microbiana, microbiologia ambiental, interação entre hospedeiros e microrganismos simbiontes (que se beneficiam de outro ser vivo) e clusters gênicos (conjunto de genes relacionados às mesmas áreas do organismo). Os alunos são incentivados a trazer o seu próprio material biológico para análise.

Estudo de proteínas 

O segundo curso é o de “Formação de Recursos Humanos em Análise Proteômica”. A proteômica é a ciência que estuda o conjunto de proteínas contidas numa célula, determinado pelo seu genoma. Quem coordena a formação é o professor Mário Sérgio Palma. As inscrições poderão ser feitas até setembro e as aulas irão de 18 a 29 de outubro.

Os candidatos devem ser pós-graduandos em física, química, biologia e engenharias, com conhecimentos sólidos em bioquímica. Para participar dos dois cursos da Unesp e de outros oferecidos pelo CBAB, é necessário acessar o calendário oficial e entrar em contato  por e-mail com os coordenadores de cada capacitação.

Da Unesp