Unesp de Rio Claro abre inscrições para atividades físicas de idosos com mal de Alzheimer

Programa multidisciplinar contribui com tratamento médico, em busca de melhorias físicas e psicológicas

qui, 29/07/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências, câmpus de Rio Claro, receberá, até o dia 2 de agosto, inscrições para o Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva de Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA). O projeto contribui com o tratamento médico em atividades conduzidas por profissionais de medicina, fisioterapia, psicologia e educação física. As práticas atenuam as manifestações motoras e comportamentais dos idosos, apresentadas em decorrência da enfermidade, e contribuem para a redução do estresse dos familiares e cuidadores.

O programa é um dos primeiros desse gênero no Brasil. Pesquisas indicam que a atividade física proporciona melhora dos distúrbios de comportamentos em geral: redução de ansiedade, depressão, alucinação, delírios, agitação, agressividade, irritabilidade, perambulação, apatia e distúrbios do sono. Proporciona, ainda, uma melhora na capacidade motora dos pacientes.

Considerada incurável, a doença de Alzheimer atinge cerca de 50% da população com mais de 85 anos do país e representa 60% das demências diagnosticadas entre os idosos. É uma doença degenerativa e progressiva que acomete e atinge o cérebro, levando à perda da memória. Os primeiros sintomas são muito sutis e de difícil diagnóstico, por causa do pouco entendimento dos processos do envelhecimento. Muitos pacientes começam a esquecer palavras e nomes, desorganizar contas, medicamentos e agendas, repetir frases e perguntas e se esquecer de fatos ocorridos recentemente.

Avaliações

Os interessados em participar do programa deverão apresentar uma declaração emitida pelo médico que acompanha o paciente, especificando o diagnóstico de doença de Alzheimer e um parecer clínico sobre a possibilidade de realização de atividades físicas adaptadas à condição clínica do idoso. Haverá, também, uma avaliação inicial das funções mentais, como memória, raciocínio, capacidade de linguagem e de reconhecimento, entre outras, além de uma avaliação da capacidade motora do paciente.

Com início em 2 de agosto, as atividades serão realizadas regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17 às 18 horas, no Departamento de Educação Física, câmpus de Rio Claro, sob a coordenação dos professores José Luiz Riani Costa, Sebastião Gobbi e Florindo Stella. Para obter mais informações, ligue para (19) 3526-4312.

Da Unesp