Unesp de Marília fecha acordo com Universidade de Havana

Professor cubano Guillermo Arias Beatón se reuniu com pesquisadores da Universidade

sáb, 09/07/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O professor da Universidade de Havana, em Cuba, Guillermo Arias Beatón, esteve de 27 a 30 de junho na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília, para participar de atividades acadêmicas. Referência na área da educação, o docente foi responsável pelo trabalho de Aperfeiçoamento da Educação Especial do Ministério de Cuba.
 
Acordo internacional
 
Trazido ao País pela professora Anna Augusta Sampaio de Oliveira, do Departamento de Educação Especial, Beatón se encontrou com pesquisadores da Unesp de Marília para selar um acordo internacional de cooperação entre o Grupo de Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS), da FFC, e a Cátedra Vygotsky – grupo de pesquisa com ênfase em desenvolvimento humano -, da Universidade de Havana.
 
Beatón também ministrou aulas para alunos da pós-graduação da Unidade e debateu assuntos da área com outros grupos de pesquisa e professores.
 
No último dia em Marília, o professor cubano participou do minicurso “A problemática da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Humano: a contribuição das Ciências”, oferecido pela FFC ao alunos de graduação e pós-graduação e para profissionais da Educação e Saúde.
 
“Não é possível implantar a experiência cubana em outro lugar”, afirma Beatón. “Não se pode trazer uma cultura e um contexto social de um país e aplicá-lo automaticamente em outro. Respeitando as diferenças, a cultura e o pensamento individual veremos como podemos contribuir para o desenvolvimento do país.”
 
Da Unesp