Unesp de Ilha Solteira lança edital para incubadora tecnológica

Em convênio com o município, iniciativa apoiará projetos inovadores em serviço, produto e processos

qui, 11/11/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para a submissão de propostas para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Faculdade de Engenharia (Feistec), câmpus de Ilha Solteira. Os projetos podem ser apresentados por professores, servidores técnico-administrativos e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do câmpus, além da comunidade externa de toda essa região.

Resultado de um convênio firmado pela Faculdade de Engenharia (FE) e pela prefeitura de Ilha Solteira, a Feistec funcionará no antigo prédio do Departamento de Engenharia Elétrica. A incubadora identificará e apoiará projetos tecnológicos que apresentarem propostas inovadoras nos setores de serviço, produto e processos, com potencial para gerar novos empreendimentos e negócios.

Terão preferência projetos nas seguintes áreas: agronegócio voltado a culturas energéticas e alimentícias; automação industrial; desenvolvimento e produção de novos materiais; equipamentos, processos e softwares educacionais; fontes renováveis de energia; geração e co-geração de energia; negócios voltado ao setor de produção animal; piscicultura com tanques-rede; sensoriamento e controle de processos; soluções ambientais; tecnologia assistiva e adaptativa e tecnologias na construção civil.

Os projetos selecionados serão orientados com base nos seguintes aspectos: elaboração do Plano Estratégico e do Plano de Negócios; apoio na identificação de pesquisadores que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos/serviços; gestão tecnológica dos projetos em desenvolvimento; apoio na participação em eventos mercadológicos; dimensionamento e quantificação do mercado; estratégicas de marketing, divulgação e comercialização de produtos e serviços e gestão empresarial.

Benefícios

A Feistec oferecerá aos projetos selecionados área de incubação com salas individuais e áreas de uso compartilhado, mobiliário básico, acesso às facilidades como internet, telefone, fotocópias, interfaceamento com as entidades de ensino e pesquisa, sobretudo as instituições parceiras da Unesp.

Esse modelo prevê também acesso a informações científicas e a serviços tecnológicos, auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos de agências de fomento e consultoria, entre outros serviços.

Serão até dez vagas para incubação, por um período de doze meses, prorrogáveis por até doze meses, decisão condicionada à avaliação pelo Conselho Deliberativo da Feistec. As propostas serão avaliadas e julgadas por uma banca de seleção convidada que observará os seguintes critérios: viabilidade técnica e comercial do projeto; viabilidade econômica e financeira do empreendimento; capacidade dos proponentes (técnica, empresarial e empreendedora); conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos, serviços e processos a serem desenvolvidos; potencial de interação do empreendimento com as atividades desenvolvidas no câmpus de Ilha Solteira e seus respectivos parceiros tecnológicos e, por fim, potencial de impacto no desenvolvimento econômico local e regional.

As inscrições vão até o dia 11 de dezembro, com entrega de projeto elaborado conforme roteiro e edital divulgado no site http://www.feis.unesp.br/index.php/instituicao/administracao/361. A proposta deverá ser protocolada em seguida na Seção de Comunicações da FE, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. As atividades da Feistec com os projetos aprovados terá início em 14 de fevereiro.

Da Unesp