Unesp de Bauru racionaliza consumo de energia elétrica

Substituição de lâmpadas, luminárias e reatores possibilitará economia de até 35%

sex, 05/03/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

O câmpus de Bauru será o próximo a receber o Programa Unesp de Racionalização de Energia, uma parceria entre a universidade e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) para reduzir o consumo de energia elétrica em suas unidades. O programa prevê a substituição de lâmpadas e luminárias antigas por equipamentos mais modernos, tanto no ambiente interno quanto no externo, promovendo melhor iluminação e economia de energia elétrica, com aumento do nível de luminosidade do câmpus.

O lançamento oficial do programa para o câmpus de Bauru acontecerá nesta sexta-feira, 5, no prédio da Fundeb, com a participação do vice-reitor da Unesp, Júlio Cezar Durigan, do pró-reitor de Administração, Ricardo Samih Georges Abi Rached, de executivos da CPFL, autoridades e outros professores.

Em outubro do ano passado, o gerente de Contas Públicas da CPFL/Bauru, Luiz Carlos Campos, e representantes da empresa Clik Energia/Bauru ,se reuniram com a administração local câmpus para acertar os primeiros detalhes. O diagnóstico feito em novembro foi aprovado pela CPFL e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Implantado nos câmpus de Araraquara e Jaboticabal, o programa foi firmado com base na Lei nº 9.991/2000, que dispõe sobre investimentos em pesquisa, desenvolvimento e eficiência energética por parte das concessionárias de energia elétrica do país. No câmpus de Araraquara, a economia já chega a cerca de 30%.

Da Unesp