Unesp de Bauru participa da Expo Robótica

Grupo de robótica da Faculdade de Ciências, campus da Unesp de Bauru, expôs produção científica no evento

dom, 22/04/2007 - 16h16 | Do Portal do Governo

Alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências (FC), campus da Unesp de Bauru, participou da Expo Robótica 2007, realizada de 11 a 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo (SP). Eles expuseram robôs desenvolvidos pelo Grupo de Integração de Sistemas e Dispositivos Inteligentes (GISDI), coordenado pelo engenheiro Humberto Ferasoli.

O objetivo principal do GISDI é a pesquisa em robótica móvel, com elevado grau de autonomia. Os estudos são voltados para diversas áreas de aplicação, principalmente a educação. Atualmente o grupo se dedica ao desenvolvimento de robôs para o ensino de programação e para a compreensão do mecanismo da própria robótica.

De acordo com Ferasoli, o sistema da autonomia é um dos mais complexos no estudo da robótica. “As experimentações do nosso grupo são realizadas em um ambiente especialmente criado para o estudo de inteligência artificial”, explica.

A exposição contou com o time de futebol de robôs da FC, campeão brasileiro e Sul-americano em 2005. Na ocasião também foi apresentado o robô David, desenvolvido para inspeção em dutos; além de ambientes didáticos de programação, com as versões do Aedromo I (robô Michelangelo) e Aedromo II (robôs Tico e Teco). Foi apresentado, ainda, o robô Oscar, explorador de ambientes dinâmicos e povoados.

Os alunos Gustavo Cardoso da Silva e Lima e Carlos Eduardo Oliboni Amigo, do segundo ano do curso de Ciência da Computação, expuseram os robôs para fins didáticos e de pesquisa enquanto Franco dos Reis Alves, do segundo ano de Sistemas de Informação, demonstrou o time de futebol de robôs em partidas amistosas com outras instituições.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Faculdade de Ciências

(R.A.)