Unesp de Bauru divulga astronomia em parceria com cientistas de outras universidades

Programação inclui minicurso de construção de lunetas e debate sobre a ida do homem à Lua

sex, 23/07/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Com vagas limitadas, estão abertas as inscrições para a 2ª Semana da Astronomia e o VIII Encontro Regional de Ensino de Astronomia, que serão realizados simultaneamente de 23 a 27 de agosto no câmpus da Unesp de Bauru. As palestras são destinadas a professores dos ensinos fundamental e médio e a graduandos em física e matemática e áreas afins, mas os eventos são abertos ao público em geral. A taxa de adesão é de R$ 10. As inscrições estão condicionadas à disponibilidade de vagas – são 100 no total.

O planeta Marte, meteoritos e morte e nascimento de estrelas são alguns dos temas das palestras. Haverá um debate sobre os 41 anos da primeira viagem do homem à Lua e alguns pontos sobre a polêmica gerada por aqueles que não acreditam que a façanha tenha ocorrido. Outro destaque será a astrobiologia, um ramo da ciência que estuda a vida no universo, mais precisamente a de seres unicelulares resistentes a condições extremas. Em outra atividade do evento, a equipe do Observatório Didático Astronômico, que funciona na mesma unidade da Unesp, ministrará um minicurso de construção de lunetas.

Os palestrantes são de diferentes universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Mato Grosso do SUL (UFMS) e a própria Unesp. Quem organiza as atividades é a física Rosa Maria Fernandes Scalvi, professora da Faculdade de Ciência (FC), câmpus de Bauru.

“Na primeira edição da semana, a audiência foi quase totalmente formada por graduandos e especialistas em astronomia, mas achamos que é uma boa ideia difundir a astronomia para todos, sobretudo para os jovens”, diz ela, que também é coordenadora do observatório.

Oficina 

Além do minicurso, os professores de física, matemática e ciências também poderão aprender a fazer uma luneta na oficina que será promovida pelo observatório. As aulas acontecerão nos dias 11, 18 e 25 de setembro e em 2 de outubro, no CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), em Bauru. Para se inscrever, basta enviar uma solicitação com os dados pessoais para o e-mail da professora Rosa: rosama@fc.unesp.br.

Da Unesp