Unesp: Curso de Enfermagem em Botucatu completa 30 anos

Em três décadas de atividades, mais de 600 profissionais foram formados nas dependências da Faculdade de Medicina

dom, 30/06/2019 - 10h07 | Do Portal do Governo

Em 2019, o curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Botucatu, completa 30 anos de atividades. Com mais de 600 profissionais formados, a iniciativa foi a primeira da área na região a ser oferecida em uma instituição pública e representa uma referência no setor.

O Laboratório de Habilidades da Faculdade de Medicina da Unesp na cidade do interior paulista conta com bonecos e equipamentos que simulam situações a serem enfrentadas pelos alunos de Enfermagem.

O objetivo do espaço do curso é iniciar, desde cedo, os estudantes na prática da profissão. “O laboratório nos proporciona uma prática e nos prepara para lidar com o paciente”, afirma Gabriella Barros, aluna de Enfermagem, à TV Unesp.

Humanização

Além da simulação das técnicas, os estudantes também aprendem a dialogar com o público. “Há também um ambiente de simulação da humanização: como conversamos, pensamos nas questões relacionadas à autonomia e a decisão sobre os procedimentos que serão realizados com o paciente”, explica à TV Unesp a enfermeira Meire Novelli e Castro, do Departamento de Enfermagem.

“Desde já, precisamos aprimorar a dimensão desse profissionalismo todo que a Enfermagem exige. Precisamos pensar no outro em todos os momentos. Isso exige empatia, amor ao próximo e o cuidado”, enfatiza Amanda Matiolli, estudante do curso, à TV Unesp.

“Pretendemos formar um enfermeiro generalista, humanista e ético, que tenha o perfil crítico e reflexivo, sendo capaz de fazer transformação social”, revela à TV Unesp Marli Cassamassimo, coordenadora do curso de Enfermagem.

O laboratório constitui uma das ferramentas do curso para capacitar os graduandos. O estágio desde o primeiro ano em diversos setores da saúde pública de Botucatu é outro instrumento a colaborar com a formação dos estudantes.

“A intenção é que esse enfermeiro tenha um olhar ampliado sobre essa população. É muito difícil um profissional conseguir chegar a uma estratégia de saúde da família, pois precisa fazer um diagnóstico da sua população para poder desempenhar as ações e saber como trabalhará com a equipe”, ressalta Rúbia Aguiar Alencar, vice-coordenadora do curso de Enfermagem da Unesp.