Unesp: Currículo do curso de Pedagogia é tema de estudos em Marília

evento terá diversas conferências, mesas-redondas e grupos de trabalhos

sex, 01/09/2006 - 14h08 | Do Portal do Governo

A 11ª Jornada Pedagógica será realizada entre os dias 12 e 14, na Unesp, câmpus de Marília. Com o tema Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, o evento terá diversas conferências, mesas-redondas e grupos de trabalhos.

O objetivo é estimular a reflexão sobre as diretrizes curriculares nacionais do curso de Pedagogia, que determinam o conteúdo das matérias estabelecidas nas universidades brasileiras. Os organizadores pretendem buscar sugestões para adaptar as determinações do Conselho Nacional de Educação à realidade social do País.

A jornada é direcionada a docentes da rede pública básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio), professores universitários e alunos de graduação e pós-graduação de áreas que discutem as questões pedagógicas. Haverá apresentação de diversos trabalhos científicos, de professores de Matemática, Artes, Educação Física e Filosofia, entre outros.

O coordenador da jornada, Vandeí Pinto da Silva, professor de Pedagogia da Unesp de Marília, diz que um dos debates será sobre a atuação do pedagogo, historicamente designado para atuar nas séries iniciais de educação fundamental. “Ele deve, contudo, ter formação que lhe permita refletir sobre a educação como ciência. Isso lhe garante a visão da profissão como um todo”, afirma.

Teleconferência 

Outro problema a ser discutido é a formação universitária dos pedagogos. De acordo com o educador, a diretriz nacional determina o ensino da chamada “educação inclusiva” no curso de Pedagogia, mas não prevê o ensino dirigido aos portadores de necessidades especiais: “Não é possível trabalhar adequadamente, sem preparo específico, para lidar com esse grupo de alunos”, avalia Silva. Atualmente, se o aluno quiser se especializar no ensino para portadores de necessidades especiais deve realizar cursos de pós-graduação.

Entre os palestrantes, haverá professores representantes de todos os cursos de Pedagogia da Unesp (câmpus de Presidente Prudente, Marília, Bauru, Rio Claro, Araraquara e São José do Rio Preto). Já está confirmada a presença de docentes da área, que ministram aulas na USP, Universidade Federal de São Carlos (UFscar) e Unicamp.

Na manhã do dia 14 (encerramento da jornada), a mesa-redonda com o tema A Construção do Projeto Político-pedagógico do Curso de Pedagogia será transmitida por teleconferência a diversos câmpus da Unesp.

SERVIÇO

Inscrições devem ser feitas pessoalmente ou pelo correio

Serão aceitas até o dia 11 ou até o preenchimento das 500 vagas disponíveis

Informações no site www.marilia.unesp.br, link Eventos (mês de setembro)

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial