Unesp cria software inédito para certificação digital

O programa foi desenvolvido na Faculdade de Ciências

qui, 19/06/2008 - 9h39 | Do Portal do Governo

Cientistas da computação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, desenvolveram um software de certificação de atributos digitais, o SignFlow, cuja função é oferecer maior segurança em processos e negociações on-line.

O ineditismo da ferramenta, criada em parceria com as empresas Serasa e Microsoft, não está apenas em suas características inovadoras, mas também no fato de seu código-fonte estar disponível para download gratuito pela Internet. Isso permite que seja modificado por usuários e empresas de acordo com as suas necessidades.

Além de poder ser usado para a realização de transações comerciais que demandam autenticação de assinaturas em documentos eletrônicos, o SignFlow faz a associação da assinatura digital de uma pessoa a determinado perfil, reunindo informações pessoais, como endereço ou profissão. “A aplicação básica do software está na garantia de transferência e autenticidade de qualquer tipo de arquivo digital entre dois endereços eletrônicos”, diz Eduardo Martins Morgado, coordenador do Laboratório de Tecnologia de Informação Aplicada (LTIA) da Faculdade de Ciências, onde o programa foi desenvolvido.

Para isso basta ter o software instalado no computador e selecionar os arquivos em que se deseja colocar a assinatura eletrônica. “Após inserir uma senha, o programa gera versões assinadas dos documentos selecionados. Esse é um conceito de autenticação digital relativamente novo no Brasil, que, aos poucos, vem sendo adotado por empresas e órgãos de governo”, explica Morgado, também professor do Departamento de Computação da Unesp.

Identidade – O software, que roda em computadores com o sistema operacional Windows, funciona em ambiente virtual que atua como uma espécie de “biblioteca de contratos”, em que diferentes plataformas abrem várias possibilidades de aplicações, da liberação de um crédito por uma instituição financeira à gestão de funcionários em uma empresa.

Os certificados de atributos digitais se caracterizam pelo reconhecimento da identidade de uma pessoa, física ou jurídica, por meio de algoritmos criptográficos agrupados em arquivos eletrônicos, autorizando ou não a realização de uma operação on-line.

No Brasil, o sistema de certificação digital é regulamentado pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) credencia e supervisiona os processos associados às assinaturas digitais em documentos e arquivos de grandes instituições do País que utilizam o sistema.

SERVIÇO

Software SignFlow, criado com base em conceitos de padrões abertos open XML, pode ser baixado no site www.codeplex.com/ACNet

Da Agência Fapesp

(M.C.)