UNESP: Começa hoje Vestibular Meio de Ano 2006

Universidade recebeu 8.207 inscrições para 705 vagas oferecidas em 17 opções de curso

ter, 11/07/2006 - 12h50 | Do Portal do Governo

Até o dia 13 de julho, quinta-feira, os inscritos no Vestibular Meio de Ano 2006 da UNESP (Universidade Estadual Paulista) realizam as provas de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e de Língua Portuguesa, respectivamente. Os exames têm início às 14 horas, mas a Vunesp (Fundação para o Vestibular da UNESP), recomenda que o vestibulando chegue ao local às 13 horas.

O Vestibular Meio de Ano 2006 da UNESP recebeu 8.207 inscrições para 705 vagas oferecidas em 17 opções de curso. Entre os candidatos, 740 vestibulandos  socioeconomicamente carentes obtiveram isenção de taxa de inscrição. A carreira mais procurada é a de Biotecnologia, em Assis, com 31,7 candidatos por vaga (c/v), seguida de Engenharia de Produção, noturno, em Bauru, com 19,8 c/v, e de Engenharia de Controle e Automação, em Sorocaba, 17,2 c/v.

Os exames serão realizados nas cidades de Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Ourinhos, Registro, Rosana, São Paulo, Sorocaba e Tupã. A prova de Conhecimentos Gerais, igual para todos os candidatos, é composta por 84 questões de múltipla escolha. São 12 testes para cada uma das disciplinas: Matemática, Biologia, Geografia, Física, História, Química e Língua Estrangeira (inglês ou francês).

A prova de Conhecimentos Específicos consta de 25 questões discursivas, cujo conteúdo varia conforme a área de opção do candidato. Para a área de Ciências Biológicas, caem dez questões de Biologia, seis de Química, cinco de Física e quatro de Matemática. A prova da área de Ciências Exatas tem dez questões de Matemática, nove de Física e seis de Química. Para a área de Humanidades são dez questões de História, nove de Geografia e seis de Língua Portuguesa. No último exame, de Língua Portuguesa, além de uma dissertação, envolve dez questões referentes à disciplina.

De acordo com as normas da Vunesp, a cada dia de prova o candidato deve apresentar a cédula de identidade. Além do documento de identificação, deve levar também uma fotografia 3 x 4 atual, lápis preto nº 2, apontador, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta e uma régua transparente de cerca de 20 cm.

Durante a prova não é permitido utilizar relógio, calculadora, telefone celular, radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar. Para o cálculo das horas de prova, haverá um relógio de parede. Também não é permitido o uso de adereços como boné, chapéu, lenço, gorro e óculos escuros.

As listas de aprovados e de espera serão divulgadas no dia 1º de agosto, no Portal UNESP (www.unesp.br), no site da Vunesp (www.vunesp.com.br) e nos postos de inscrição. A matrícula deve ser efetuada nos dias 3 e 4 de agosto.

A Vunesp divulgou o resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição no dia 19 de maio. Os 740 candidatos socioeconomicamente carentes têm renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 390,00 por pessoa, residem no Estado de São Paulo ou estão vinculados a um cursinho comunitário ou Escola Pública do Estado e concluíram, até o ano de 2005, o Ensino Médio em instituição pública ou em instituição particular, com concessão de bolsa de estudo integral, ou cursaram a Educação de Jovens e Adultos (Supletivo).

CURSOS OFERECIDOS PERÍODO CIDADE VAGAS
Área de Ciências Biológicas:
Agronomia Integral Ilha Solteira 40
Agronomia Integral Registro 40
Biotecnologia Integral Assis 40
Zootecnia Diurno Dracena 40
Zootecnia Integral Ilha Solteira 40
Área de Ciências Exatas:
Engenharia Ambiental Integral Sorocaba 60
Engenharia Civil Integral Ilha Solteira 40
Engenharia de Controle e Automação Integral Sorocaba 40
Engenharia Elétrica Integral Ilha Solteira 40
Engenharia Industrial Madeireira Integral Itapeva 40
Engenharia Mecânica Integral Ilha Solteira 40
Engenharia de Produção Noturno Bauru 40
Física Médica Integral Botucatu 40
Área de Humanidades:
Administração de Empresas (com ênfase em agronegócios) Noturno Jaboticabal 40
Administração de Empresas e Agronegócios Diurno Tupã 40
Geografia (Bac/Lic) Noturno Ourinhos 45
Turismo Diurno Rosana 40