Unesp chama a atenção para lesões por esforço repetitivo sofridas por músicos

Simpósio com profissionais de saúde aborda também desgaste emocional dos artistas

sex, 14/10/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

São ossos do ofício: assim como o atleta, o músico profissional, não raro, tem que conviver, ao longo da vida, com dores relacionadas à sua atividade. Ao contrário do esportista, que tem à sua disposição uma gama variada de especialistas, o músico, muitas vezes, padece de dores crônicas que, sem a assistência devida, o impedem de dar prosseguimento à carreira.

Com esse pensamento, professores do Instituto de Artes (IA), Câmpus de São Paulo, criaram o I Simpósio Paulista de Saúde do Músico, que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, entre 9h e 17h. “Nosso intuito é promover um debate aprofundado na universidade, já que a saúde do músico não é contemplada nem mesmo na formação do médico ou do fisioterapeuta”, diz a trompista Graziela Bortz, professora de Teoria da Percepção e de Introdução de Pesquisa em Performance no IA e uma das idealizadoras do evento.

Alterações emocionais

Formada pela USP, com mestrado e doutorado em Nova York, Graziela enfatiza a importância de músicos, professores e entidades de classe também assumirem seu papel no encaminhamento da questão. “Para que esse aspecto seja contemplado, por exemplo, nas grades curriculares dos cursos de Medicina e Fisioterapia, é preciso que haja um comprometimento de todos”, afirma.

Participam do simpósio fisiatras (médicos especializados em reabilitação física), terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, neurologistas e psicólogos. Eles abordarão, entre outros tópicos, as doenças vocais, a perda auditiva, as doenças músculo-esqueléticas, a educação do corpo no ensino de instrumentos musicais e a consciência do adoecimento na profissionalização. “Além desses males, físicos, o músico está sujeito, ainda, a alterações emocionais provocadas por excesso de estudo ou por estresse emocional, que podem levá-lo à síndrome do pânico”, alerta a violista Rita Moura, doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e co-idealizadora do evento.

O I Simpósio Paulista de Saúde do Músico será realizado no Auditório Maria de Lourdes Sekeff, do IA, à rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, defronte à estação Barra Funda do Metrô. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, mas têm desconto até o dia 15/10. O programa completo está neste endereço.

Da Unesp