Centro de Física Teórica da Unesp tem chamada aberta para atividades de 2021

Espaço está situado no campus da Barra Funda; na capital; prazo de submissão das propostas termina dia 31

sex, 20/12/2019 - 18h42 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) está com chamada aberta para propostas de atividades e formação do calendário de 2021 do instituto, um centro de pesquisas com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e sediado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O prazo de submissão das propostas termina no dia 31 de dezembro de 2019. A previsão é que, em 2021, as atividades tenham a inclusão de várias escolas de duas semanas para estudantes de doutorado semelhantes às São Paulo International Schools on Theoretical Physics, organizadas em 2018 e 2019, minicursos e workshops sobre tópicos especializados e atividades de divulgação para o público em geral e estudantes do Ensino Médio.

As escolas de duas semanas geralmente têm de 50 a 60 alunos de doutorado e quatro a cinco professores, com financiamento de despesas locais e de viagem para docentes e 25 alunos, sendo dez de outras cidades do Brasil, dez de outros países da América do Sul e cinco de outros países. As escolas devem ter apenas duas ou três palestras por dia e tempo para exercícios e discussões em casa.

O financiamento para uma escola de duas semanas é de aproximadamente R$ 120 mil, com 70% do orçamento para estudantes e 30% para professores. As propostas devem envolver pelo menos um organizador local e um de fora do Brasil.

Programação

Os minicursos normalmente envolvem um ou dois palestrantes convidados e incluem financiamento de despesas locais e de viagem para os palestrantes e para alguns participantes de países da América do Sul. Dependendo da programação dos palestrantes, o minicurso pode variar de alguns dias a algumas semanas.

Os workshops normalmente envolvem alguns visitantes convidados por um período prolongado, juntamente com um pequeno evento. Despesas de viagem e locais são fornecidas para os visitantes de longa duração e despesas locais para os palestrantes do workshop.

As propostas para as atividades de 2021 serão discutidas pelo conselho científico do ICTP-SAIFR em 4 de fevereiro de 2020. As inscrições deverão ser feitas pelo site do instituto. O formulário de inscrição solicitará aos organizadores as datas de preferência e um arquivo PDF com uma descrição da atividade proposta, incluindo uma lista de palestrantes sugeridos.

A descrição deve explicar a motivação para a atividade e fornecer um rascunho dos tópicos, e a lista de palestrantes deve indicar quem já foi contatado e tem interesse em participar.

Os interessados podem obter mais informações pela internet (em inglês) ou pelo e-mail director@ictp-saifr.org.