Unesp: Centro de Física organiza workshop online sobre Teoria de Cordas

Localizado em São Paulo, ICTP-SAIFR envolve 35 pesquisadores internacionais em evento pela internet e aberto ao público

qui, 28/05/2020 - 11h22 | Do Portal do Governo

Para discutir os avanços mais recentes em Teoria de Cordas e criar novas colaborações, o ICTP-SAIFR – localizado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo –, em conjunto com o Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizará, na primeira quinzena de junho, o workshop online “Aspectos Fundamentais de Teoria de Cordas”.

O evento, com duas semanas de duração, oferecerá um minicurso, palestras e sessões de discussão com 35 convidados internacionais participando remotamente. A medida foi tomada em virtude da quarentena adotada durante a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De 1º a 4 de junho, acontecerá o minicurso de quatro aulas sobre Teoria de Perturbações de D-Instantons, que iniciará o debate sobre novos resultados na área. As aulas ocorrerão das 10h às 11h30 da manhã (horário de Brasília) e serão ministradas pelo pesquisador Ashoke Sen, físico do Instituto de Pesquisa Harish-Chandra (Índia) e ganhador do Fundamental Physics Prize de 2012.

Entre os dias 8 e 12 de junho, os encontros continuarão das 9h às 13h, com palestras de pesquisadores de renome internacional — entre eles,  Lionel Mason, da Universidade de Oxford, e Barton Zwiebach, do MIT —, nas quais eles apresentarão seus trabalhos mais recentes e aprofundarão a discussão sobre tópicos relacionados à Teoria de Cordas.

O evento é gratuito e não requer inscrição. A plataforma Zoom permitirá interação direta com os palestrantes e instruções de como participar serão divulgadas no site do ICTP-SAIFR, por meio da página https://www.ictp-saifr.org/workshop-on-fundamental-aspects-of-string-theory.