Unesp: Campus de Marília tem espaço diferenciado de leitura

Projeto atende crianças e jovens com necessidades especiais

qui, 21/12/2006 - 20h09 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES), unidade auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), campus de Marília, oferece a seus pacientes um espaço de leitura, lazer e aprendizagem diferenciado. Implantada em 2000, a Biblioteca é coordenada pelos docentes Helen Silva, Sandra Eli Martins e Paulo do Prado.

Segundo o professor Prado, chefe do Departamento de Psicologia da Educação, o projeto tem um importante foco multidisciplinar. Envolve docentes e alunos dos cursos de Pedagogia (Educação Especial), Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Biblioteconomia. A Biblioteca coloca à disposição de seus freqüentadores um acervo diversificado e um espaço informacional voltado para crianças e jovens portadoras de necessidades especiais.

O acervo conta com dois mil itens entre livros, CDs de música, softwares educacionais, fantoches e fantasias. Os 1.500 títulos de livros foram selecionados por profissionais das áreas citadas, entre os quais se encontram livros ilustrados, com temas ficcionais, artes, curiosidades e folclore. Um outro ponto importante é a variedade na forma de apresentação dos materiais. São livros de pano, áudio-livros, livros-dobradura, livros-fantoche.

“A inclusão implica na criação e implantação de meios para que todos tenham iguais condições de participação na sociedade, independente da situação física ou metal. Para isso é necessário e fundamental que se preparem profissionais para atender ao público com necessidades especiais”, avaliou Prado.

A Biblioteca oferece também atividades pedagógicas e terapêuticas realizadas por seis estagiários, sob a orientação dos coordenadores. Alguns números registrados no segundo semestre de 2006 mostram a importância da Biblioteca para a comunidade: 107 pacientes do CEES utilizaram o espaço, com mais de 400 empréstimos e 39 atendimentos de fonoaudiologia e pedagogia.

Serviço:

Biblioteca Interativa

Faculdade de Filosofia e Ciências

Departamento de Psicologia da Educação

e-mail.: dpe@marilia.unesp.br

tel.:(14) 3402-1371

Fonte: Portal Unesp