Unesp: Calouros oriundos da rede pública recebem bolsas de estudos

Bolsas no valor de um salário mínimo, válidas até a conclusão dos cursos, é iniciativa do Programa para Inclusão na Universidade

seg, 26/06/2006 - 16h32 | Do Portal do Governo

Doze alunos que ingressaram na Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 2006, oriundos da rede pública estadual, foram contemplados com bolsas de estudos no valor de um salário mínimo, válidas até a conclusão dos cursos. A iniciativa do Programa para Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade foi validada por protocolo firmado entre a Unesp e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por intermédio da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp).

O Programa possibilitou a inscrição de 18.564 candidatos no Vestibular Unesp 2006 sem o pagamento da taxa de inscrição. O protocolo também prevê que os candidatos aprovados no Vestibular Unesp 2006 com as maiores notas, inscritos pelo Programa, seriam beneficiados com as bolsas. Para se inscrever, o interessado deveria ter cursado o ensino médio na rede pública estadual.

Para a escolha dos 12 alunos, a Vunesp estabeleceu que os quatro primeiros de cada grande área do conhecimento – Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Humanidades – seriam contemplados. A metade das bolsas é destinada a alunos de cursos de licenciatura e a outra metade a alunos de bacharelado.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, as bolsas de estudos complementam a ação da universidade para a inclusão social e têm como finalidade garantir a permanência desses alunos, com destacado potencial, na instituição der ensino. Durante os cursos, eles recebem a orientação de professores no desenvolvimento de projetos acadêmicos.

Os bolsistas estão matriculados em oito cursos diferentes: Artes Visuais, no Instituto de Artes, campus de São Paulo; Educação Física e Engenharia Elétrica, respectivamente na Faculdade de Ciências e na Faculdade de Engenharia, ambas de Bauru; Física e Geologia, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas, em Rio Claro; Letras, na Faculdade de Ciências e Letras, em Araraquara; Letras, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, em São José do Rio Preto; Matemática, na Faculdade de Engenharia, em Guaratinguetá; e Terapia Ocupacional, na Faculdade de Filosofia e Ciências, em Marília.

Para o Vestibular 2007, cujas inscrições têm inicio em 18 de setembro, serão oferecidas cerca de 26 mil isenções pelo Programa para Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade.

Os contemplados – Aline Pereira de Souza, de 18 anos, aprovada no curso de Licenciatura em Letras, período noturno, na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Araraquara, cursou os Ensinos Fundamental e Médio na Escola Estadual “Jesuíno Arruda”, em São Carlos.

Aline conta que foi escolhida para receber a isenção pelo coordenador de sua escola e que ficou surpresa quando recebeu a notícia da bolsa pela supervisão da graduação da FCL. “Me inscrevi no curso noturno porque precisava trabalhar. Agora, com a bolsa, posso aproveitar o curso e futuramente me dedicar à profissão”, comenta a universitária que procurava emprego quando ficou sabendo da bolsa.

Outro contemplado, Eliel Gonçalves Villa Nova, cursa o primeiro ano de Licenciatura em Matemática, noturno, na Faculdade de Engenharia, campus de Guaratinguetá. Ele fez seu estudo médio na Escola Estadual “Professor Francisco Augusto da Costa Braga, na mesma cidade. “Estou muito feliz e gosto muito do curso”, destaca.

Assessoria de Comunicação da Vunesp